Campus

Joaçaba

Em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense foi criada a primeira fundação educacional e o primeiro curso superior do grande Oeste de Santa Catarina. Isso aconteceu no final da década de 1960, quando o ensino superior era realidade apenas na região litorânea do Estado. O protagonismo da cidade na educação superior não parou por aí. A fundação criada em Joaçaba foi uma das principais articuladoras do movimento que culminou com a criação da Unoesc – a primeira universidade da região, autorizada em 1991 e credenciada em 1996.

Atualmente, é em Joaçaba que estão situadas as sedes administrativa e jurídica da Unoesc e da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina, além do maior Campus da Instituição, que apresenta mais de quatro mil estudantes somente nos cursos de graduação. Com a segunda maior população e, conforme estudo da FIESC, o maior PIB da região Meio-Oeste, o município destaca-se nos setores de serviços, comércio e metal-mecânico. Também é conhecido na região Sul do País por sediar um dos maiores desfiles de escolas de samba de Santa Catarina.

Em 2013, um estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), intitulado Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, projetou Joaçaba como a 8ª entre as melhores cidades brasileiras para se viver, em razão do seu Índice de Desenvolvimento Municipal. Frente às demais cidades catarinenses, Joaçaba ficou com o 3º lugar, atrás apenas de Florianópolis (3ª no País) e Balneário Camboriú (7ª no País).

O Campus da Unoesc nessa cidade recebe estudantes de vários estados brasileiros e até de outros países, especialmente em virtude da oferta do Curso de Medicina e de três residências médicas. Também se destaca por outros cursos da área da Saúde, que conta com um programa de pós-graduação Stricto Sensu e um Curso de Mestrado em Biociências e Saúde, mas também pela oferta de cursos de engenharia, da área das Ciências Sociais Aplicadas e da Educação. Volta-se a esta última área o primeiro programa de pós-graduação Stricto Sensu da Unoesc, com a oferta de um Curso de Mestrado desde 2002.

A estrutura da Universidade nessa cidade conta com 105 salas de aula, 61 laboratórios, quatro auditórios (o maior com 650 lugares), pré-incubadora tecnológica, centro de eventos e complexo esportivo. O complexo dispõe de ginásio, quadra multiesportiva, academia, sala de judô, sala para aulas de dança, campo de futebol suíço, duas canchas de bocha e uma de bolão. No centro da cidade, a Unoesc dispõe do Ambulatório Universitário, um espaço com salas de aula, clínicas e consultórios para as práticas dos cursos da área da Saúde. Os serviços prestados nesse espaço se revertem em benefícios à comunidade, que tem atendimento gratuito prestado de forma articulada com os serviços públicos de saúde.

Em Joaçaba, a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (mantenedora da Unoesc) também mantém o Hospital Universitário Santa Terezinha, casa de saúde criada por iniciativa da comunidade ainda na década de 1940 e que foi repassada à Fundação em 2005. É o maior hospital da região, atendendo, aproximadamente, 150 mil pessoas por ano, sendo cerca de 90% desses atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. É referência em Urgência e Emergência, Neurocirurgia e em Oncologia, como Centro de Atendimento em Oncologia. Também é expressivo na área de Cirurgia Geral, Ortopedia e Diagnóstico por Imagem.

Para atender à demanda e às necessidades da região, o hospital, apoiado pelo Governo do Estado, está ampliando a estrutura física com a construção – em fase final – de uma nova ala, que praticamente dobrará o número de leitos.
Unoesc Joacaba 1

O que acontece

Ver mais

Receba as
novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.