Acesso à Plataforma Brasil

Acesse a Plataforma Brasil: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

Acesse aqui o tutorial para submissão de Projeto de Projeto de Pesquisa no site da Plataforma Brasil.

Profa. Jucielly Carla Téo – Coordenadora do CEP.

Cumpre esclarecer que é denominada de Emenda, qualquer proposta de modificação no projeto original, apresentada sempre com a justificativa que a motivou. A apresentação de emendas deve ser clara e objetiva, especificando as alterações relativas ao protocolo inicial e suas justificativas. Devem ser entregues ao CEP todos os documentos cabíveis à emenda, ou seja, as versões atualizadas de todos os documentos em que foi realizada alteração. A Opção Submeter Emenda é para pesquisas que se encontram em situação “Aprovada”. O sistema deverá permitir o envio de somente uma submissão de emenda por vez, apresentando a opção novamente somente quando a submissão da emenda anterior tiver sido finalizada. O procedimento para submissão de emenda no projeto está descrito no manual “Submeter Emenda ao Projeto” disponível na Central de Suporte (canto superior direito do portal www.saude.gov.br/plataformabrasil).

A Emenda deverá ser feita quando houver alteração no conteúdo do projeto (número de sujeitos de pesquisa, instituições coparticipantes, sigilo, cronograma, etc). Já a Notificação deverá ser utilizada quando houver necessidade de encaminhar algum documento (Comunicação de Início do Projeto, Carta de Autorização da Instituição, Envio de Relatório Parcial, etc), sem alteração no conteúdo do projeto.

O fato de a pesquisa ser qualitativa ou quantitativa será explicitado na metodologia do projeto. Caso algum dos campos de preenchimento obrigatório não seja pertinente para a pesquisa, no momento do cadastrado o pesquisador responsável poderá informar que para o projeto em questão, não é aplicável informar tal campo. O procedimento para submissão de projeto está descrito no manual “Submeter Projeto de Pesquisa” disponível na Central de Suporte (canto superior direito do portal www.saude.gov.br/plataformabrasil).

Quando um protocolo recebe parecer de pendente, o pesquisador deve verificar no parecer consubstanciado as considerações feitas pelo Comitê de Ética e alterá-las dentro das 6 páginas para submissão do projeto de pesquisa no sistema, em seguida, deve clicar em “ENVIAR PROJETO AO CEP”, na etapa final da submissão. Só assim o CEP receberá o projeto novamente para verificar as alterações realizadas.

Os desfechos primários e secundários são entendidos como resultados estimados com a realização da pesquisa. Diferentemente de uma hipótese, que é entendida como um questionamento levantado que direciona a realização da pesquisa.

No campo do assistente o pesquisador responsável pode autorizar a delegação de preenchimento do projeto a outra pessoa. O assistente é a pessoa que visualiza e auxilia no processo de submissão e acompanhamento do projeto de pesquisa. Equipe de pesquisa é a equipe que irá desenvolver a pesquisa, mas não poderá visualizar e nem realizar alterações no projeto de pesquisa na Plataforma Brasil, no centro em que está sendo realizada a submissão.

Alterações no projeto de pesquisa após a sua aprovação devem ser tramitadas no CEP por meio de Emendas. O procedimento para submissão de emenda ao projeto está descrito no manual “Submeter Emenda ao Projeto” disponível na Central de Suporte (canto superior direito do portal www.saude.gov.br/plataformabrasil).

O relatório final deverá ser enviado utilizando-se da opção “Enviar Notificação”.
Essa opção está descrita no manual “Submeter Notificação” disponível na Central de Suporte (canto superior direito do portal www.saude.gov.br/plataformabrasil).

MANUAL DA PLATAFORMA BRASIL

  • Manual da Plataforma Brasil

    Arquivo pdf - 1132.363Kb
    Download
  • Como submeter Emenda

    Arquivo pdf - 933.371Kb
    Download
  • Como submeter Projetos de Pesquisa

    Arquivo pdf - 938.106Kb
    Download
  • Como submeter Recurso

    Arquivo pdf - 589.642Kb
    Download
  • Como alterar o Pesquisador Responsável

    Arquivo pdf - 452.664Kb
    Download
  • Como enviar notificação

    Arquivo pdf - 603.889Kb
    Download
  • Como localizar pareceres

    Arquivo vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation - 141.323Kb
    Download

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.