Página inicial O que acontece III Seminário Internacional de Políticas de Avaliação Educacional e Accountability
Joaçaba

Em sua terceira edição, o Seminário Internacional de Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (SIPAEA) compreende uma das ações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Avaliação Educacional e Accountability em Países da América Latina (Geppaya). Criado em 2019, este Grupo desenvolve uma pesquisa em rede internacional, com a participação de pesquisadores de […]

Em sua terceira edição, o Seminário Internacional de Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (SIPAEA) compreende uma das ações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Avaliação Educacional e Accountability em Países da América Latina (Geppaya). Criado em 2019, este Grupo desenvolve uma pesquisa em rede internacional, com a participação de pesquisadores de quatro países da América Latrina: Brasil, Chile, Colômbia e México. A primeira edição do Seminário ocorreu em 2021, na Colômbia, de modo virtual. A segunda, no Chile, em 2022, de forma híbrida. A terceira irá ocorrer de forma totalmente presencial e será sediado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba-SC/Brasil.

Por sua natureza e composição, o SIPAEA constitui uma importante ação de internacionalização na medida em que permite o intercâmbio de ideias, teorias e experiências entre os países, assim como contribui na difusão dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Geppaya e demais grupos de pesquisa de diferentes países, fortalecendo o propósito de consolidação de uma rede internacional de pesquisa sobre políticas de avaliação educacional e accountability.

Objetivo geral

Consolidar um espaço acadêmico de debate crítico sobre políticas de avaliação educacional, os arranjos institucionais e as transformações recentes, oferecendo subsídios para o delineamento de desafios em contextos nacionais e internacionais.

Objetivos específicos

Escrutinar agendas recentes relacionadas às políticas de avaliação educacional em diferentes contextos, a fim de analisar ideias-força, fins e tendências.

Ampliar e fortalecer as possibilidades de diálogo e reflexão sobre as políticas de avaliação educacional, com vistas a contribuir para o debate no âmbito dos países participantes.

Discutir alternativas para o delineamento de políticas de avaliação educacional que contribuam para a diminuição das desigualdades educacionais e sociais e o fortalecimento das funções formativa e pedagógica dos sistemas nacionais de avaliação educacional.

Eixos Temáticos

1. Políticas de avaliação, accountability e qualidade educacional
  2. Avaliação educacional, accountability e democracia
  3. Práticas de avaliação, accountability e gestão nas instituições educacionais