Página inicial O que acontece Professores e estudantes de Arquitetura e Urbanismo participam do Congresso Internacional de Antropologia e Cultura em Salto Veloso 
Comunidade Videira

Professores e estudantes de Arquitetura e Urbanismo participam do Congresso Internacional de Antropologia e Cultura em Salto Veloso 


 O município de Salto Veloso foi o palco do Congresso Internacional de Antropologia e Cultura, um evento que reuniu 120 palestrantes de cinco países ibero-americanos e 19 estados brasileiros. O principal objetivo do congresso foi promover a troca de conhecimentos sobre a valorização e preservação do patrimônio cultural e a construção da identidade cultural.

A Unoesc Videira desempenhou um papel fundamental no evento, contribuindo como parceira e apoiadora. Professores e estudantes da Instituição marcaram presença e participaram ativamente das diversas atividades e palestras realizadas ao longo do congresso.

Um dos destaques foi a participação do professor Jeferson Suckow, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira. Além de ser um dos organizadores do evento, ele também mediou uma roda de conversa com Marcelo Ferraz, arquiteto do renomado escritório Brasil Arquitetura, referência nacional em projetos de restauro de patrimônio histórico. A mesa de discussão contou ainda com a presença de outros dois arquitetos: Robson Almeida, da ONG Elysium Sociedade Cultural de Goiás, que atua em projetos de captação para promoção do patrimônio cultural, e Lilian Fabre Santos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além disso, o egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marcelo Freitas, apresentou um trabalho intitulado “Parque do Salto: uma proposta de resgate do Patrimônio Histórico e Natural de Salto Veloso-SC”. Sua apresentação destacou a importância de iniciativas que visam preservar e valorizar os recursos históricos e naturais da região.

O evento foi uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos, reforçando a importância da colaboração entre diferentes instituições e profissionais na promoção da cultura e na preservação do patrimônio cultural.

A participação de nossos professores, alunos e egressos foi significativa, demonstrando o compromisso da Universidade com a promoção de discussões interdisciplinares e a preservação do patrimônio cultural. A partir das diferentes óticas apresentadas no congresso, podemos agora repensar oportunidades para a região, como privilegiar o turismo cultural e de paisagem e, através disso, buscar o desenvolvimento regional comentou Jeferson Suckow.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.