Página inicial O que acontece Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba apoia regularização de entidades esportivas da região
Unoesc Esporte Comunidade Joaçaba

Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba apoia regularização de entidades esportivas da região


O curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, por meio do componente curricular “Prática Profissional e Inserção Comunitária II”, desenvolveu uma ação de apoio à regularização de entidades esportivas para obtenção do Certificado de Registro de Entidade Desportiva (CRED). A atividade é orientada pelo professor Renan Souza e aproxima os estudantes da realidade da gestão esportiva, ao mesmo tempo em que oferece suporte técnico às organizações da região.

A iniciativa dá continuidade ao trabalho iniciado no segundo semestre de 2025, durante o componente “Prática Profissional e Inserção Comunitária I”, quando os estudantes realizaram um diagnóstico sobre o conhecimento e os desafios enfrentados por gestores de entidades esportivas em relação ao Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) de Santa Catarina. O levantamento identificou que a obtenção do CRED é um dos principais requisitos para participação no programa e acesso a recursos públicos.

Com base nesse diagnóstico, os estudantes passaram a acompanhar diretamente as entidades. Cada um assumiu a responsabilidade por uma organização, auxiliando na organização da documentação, no preenchimento dos formulários, na regularização de pendências e no encaminhamento dos processos para homologação do CRED.

Ao todo, foram acompanhadas 38 entidades de 14 municípios do Meio-Oeste catarinense: Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Concórdia, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Peritiba, Salto Veloso e Treze Tílias. Até o momento, quatro entidades obtiveram o CRED, dez estão com a documentação em análise e sete ainda precisam complementar informações para concluir o processo.

As organizações atendidas incluem associações esportivas, clubes, fundações, secretarias e departamentos municipais de esportes, que desenvolvem atividades voltadas ao esporte educacional, de participação, rendimento e comunitário, atendendo crianças, adolescentes, adultos e atletas em formação.

Uma das entidades beneficiadas foi a Associação Meio-Oeste de Badminton (AMOB), que conquistou o CRED. Com o credenciamento, a associação poderá formalizar sua atuação junto aos órgãos estaduais, acessar incentivos, firmar parcerias e participar dos projetos do PIE, ampliando as oportunidades de formação de atletas e o desenvolvimento da modalidade na região.

— A obtenção do CRED representa um passo importante para a AMOB. Além de fortalecer nossa atuação institucional, o certificado abre portas para novos projetos, investimentos e parcerias que contribuirão para a qualificação da gestão da entidade e para o crescimento do badminton no Meio-Oeste catarinense, especialmente nas ações voltadas aos atletas jovens e de base — destaca o professor Anderson Andres, técnico da AMOB.

Além de beneficiar as entidades, a atividade fortalece a formação dos estudantes, desenvolvendo competências em gestão esportiva, comunicação institucional, análise documental, acompanhamento de processos e inserção comunitária.

— A iniciativa aproxima os estudantes da realidade da gestão esportiva e permite vivenciar, na prática, os desafios administrativos enfrentados pelas entidades. Ao mesmo tempo, contribui diretamente com a comunidade esportiva regional, oferecendo suporte técnico para que as organizações compreendam os procedimentos necessários à regularização institucional — ressalta o professor Renan Souza.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.