Acadêmicos de Engenharia Florestal conhecem Arboreto da Epagri
Acadêmicos da 5ª fase do curso de Engenharia Florestal, da Unoesc Xanxerê, realizaram visita técnica ao Arboreto da Epagri, em Chapecó. A atividade ocorreu durante o componente curricular de Dendrologia, ministrado pelo professor Guilherme O. S. Ferraz de Arruda. O Arboreto é uma área com plantio ordenado de espécies arbóreas ou arbustivas de importância comprovada […]
Publicado em 06/05/2015
Por Unoesc
Acadêmicos da 5ª fase do curso de Engenharia Florestal, da Unoesc Xanxerê, realizaram visita técnica ao Arboreto da Epagri, em Chapecó. A atividade ocorreu durante o componente curricular de Dendrologia, ministrado pelo professor Guilherme O. S. Ferraz de Arruda.
O Arboreto é uma área com plantio ordenado de espécies arbóreas ou arbustivas de importância comprovada ou com potencial madeireiro, alimentar, medicinal e ambiental, para fins de estudos científicos. Ele foi implantado, há sete meses, no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrec), localizado no distrito de Marechal Bormann.
Durante a visita, os acadêmicos conheceram as instalações e os objetivos do Cetrec, acompanhados pela coordenadora administrativa do local, Sônia Bortolanza, e pelo pesquisador da Epagri, Ivaldir Bordignon.
Ainda no local, tiveram contato com diversas espécies florestais lá implantadas, como cedro, mogno e eucalipto (seminal e clonal), todas em fase inicial de desenvolvimento. Ao final da visita, os acadêmicos almoçaram no próprio Cetrec.
Motivação para ser engenheiro florestal
Na avaliação do professor Guilherme, a visita técnica atingiu seus objetivos.
— Tanto para os acadêmicos como para profissionais em atividade, toda visita técnica é uma excelente oportunidade de complementar seus conhecimentos técnicos, agregando, assim, novas informações e contatos com outros profissionais — analisa.
Para o acadêmico Galdino Haas Falkenbach, participante da atividade, a visita agrega conhecimentos importantes à formação profissional.
— Foi muito importante para nossa formação acadêmica, possibilitando a interação entre a teoria e a prática. Constatamos que a Epagri é uma instituição organizada, com um arboreto bem planejado, atendendo perfeitamente a sua finalidade — observa.
Já o acadêmico Jonas Müller destaca que a visita motiva para exercer a profissão de Engenheiro Florestal.
— A visita foi de grande importância para nós, acadêmicos, pois é fundamental conhecermos outros setores que abrangem o curso. Em vista disso, foi bem interessante para que pudéssemos conhecer a parte técnica e prática de um arboreto. Afinal, precisamos nos adaptar e estar prontos para atender ao mercado profissional futuro — pontua.
O Arboreto da Epagri
No Arboreto, cada espécie é plantada em pequenos talhões, com alinhamento e espaçamentos definidos em função dos objetivos dos estudos, para fornecer informações sobre a adaptação, resistência às pragas e doenças, crescimento em altura e diâmetro, entre outras, por meio da observação de características específicas.
Por isso, um arboreto é um importante local de pesquisas, de coleta de material botânico, de conservação de recursos fitogenéticos e de visitação para educação ambiental.
Nas fotos abaixo, imagens de algumas espécies presentes no Arboreto da Epagri.