Unoesc integra debate sobre Educação Inclusiva e Políticas Públicas
Publicado em 21/08/2026
Por Imprensa Xanxerê
A Unoesc Xanxerê sediou, na noite de 18 de agosto, uma palestra sobre “Educação Inclusiva e Políticas Públicas”, reunindo conselheiros de Educação, técnicos da Secretaria Municipal de Educação, profissionais da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Xanxerê e estudantes dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade. O encontro teve como palestrante a professora Jeane Rauh Probst Leite, presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e conselheira titular do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC).
A atividade proporcionou um espaço de formação, diálogo e troca de experiências sobre os caminhos para fortalecer uma educação que considere a diversidade e assegure condições de acesso, participação e aprendizagem para todos os estudantes.
Ao abordar a relação entre educação inclusiva e políticas públicas, a professora Jeane contribuiu para ampliar a compreensão dos participantes sobre os desafios enfrentados pelas instituições e redes de ensino na construção de práticas cada vez mais inclusivas. A discussão também permitiu refletir sobre o papel das políticas públicas na garantia de direitos e na promoção de uma educação democrática e acessível.
Para os profissionais que atuam diretamente na formulação, gestão e execução de políticas educacionais, momentos de formação como esse favorecem a atualização de conhecimentos e a reflexão sobre práticas que impactam o cotidiano escolar. Para os estudantes de Pedagogia e Psicologia, a iniciativa aproxima a formação acadêmica dos desafios concretos vivenciados pelas redes de ensino e pelos profissionais da área.
Para o diretor de Ensino da Unoesc Xanxerê e presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Claudio Luiz Orço, a realização do encontro evidencia a importância da articulação entre a Universidade, o poder público e os profissionais da educação na construção coletiva de estratégias voltadas à inclusão.
— Momentos como este ampliam o diálogo, aproximam diferentes perspectivas e permitem compartilhar conhecimentos e experiências que ajudam a qualificar as discussões e a fortalecer práticas comprometidas com a diversidade, a equidade e a garantia de direitos — destacou o professor.
