Página inicial O que acontece Unoesc Campos Novos desenvolve projetos de extensão em Passos do Pontão
Notícia Extensão Comunidade Campos Novos

Unoesc Campos Novos desenvolve projetos de extensão em Passos do Pontão


Estudantes dos cursos de Administração e Pedagogia da Unoesc Campos Novos desenvolverão, ao longo do semestre, projetos de extensão voltados à valorização histórica, cultural, educacional, turística e socioeconômica da comunidade de Passos do Pontão, localizada na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As iniciativas integram o componente curricular “Prática Profissional e Inserção Comunitária” e serão desenvolvidas a partir da aproximação entre Universidade, comunidade e instituições parceiras. Participam da construção do projeto representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Instituto Humaniza, além de outras lideranças e instituições vinculadas ao território.

A proposta busca articular os conhecimentos acadêmicos às demandas e potencialidades locais, permitindo que os estudantes desenvolvam competências próprias de suas áreas de formação por meio da análise de situações concretas e da elaboração de propostas que possam contribuir para a valorização de Passos do Pontão e para o desenvolvimento regional.

Administração

No curso de Administração, o trabalho terá como eixo a análise das potencialidades históricas, culturais, ambientais, turísticas e econômicas de Passos do Pontão. Os estudantes atuarão no levantamento e na análise de atrativos e espaços com potencial turístico, cultural, patrimonial e educacional, além da identificação de oportunidades relacionadas ao empreendedorismo, à geração de renda e ao fortalecimento das atividades econômicas locais.

Entre as frentes previstas estão a proposição de circuitos turísticos e educacionais, o estudo de possibilidades para o fortalecimento do turismo rural, a valorização de elementos históricos e simbólicos do território, a elaboração de estratégias de comunicação e divulgação e a identificação de necessidades relacionadas à infraestrutura e aos serviços locais.

O projeto também deverá envolver o levantamento de editais, parcerias e possibilidades de captação de recursos que possam contribuir, futuramente, para a implantação de ações e projetos considerados estratégicos para a comunidade.

Pedagogia

Na Pedagogia, os estudantes da quarta fase do curso desenvolverão suas atividades a partir do tropeirismo como temática transversal educacional, relacionando a história de Passos do Pontão aos processos de formação, preservação da memória, valorização da cultura e construção de conhecimentos.

O trabalho prevê pesquisas sobre a história, as memórias e os saberes presentes no território, além da produção literária e da elaboração de materiais pedagógicos e propostas curriculares que possam contribuir para que as escolas trabalhem o tropeirismo, a história local, o patrimônio cultural e a identidade regional de forma interdisciplinar.

Também está previsto o estabelecimento de diálogo com as Secretarias Municipais de Educação (SMEs), com os objetivos de apresentar e discutir a temática junto às redes de ensino e identificar possibilidades de inserção desses conhecimentos nas práticas pedagógicas e nas propostas curriculares das escolas.

A intenção é contribuir para que o patrimônio histórico e cultural relacionado ao tropeirismo seja compreendido também como um recurso educativo, capaz de fortalecer o sentimento de pertencimento, a educação patrimonial e o conhecimento das novas gerações sobre a formação histórica e cultural da região.

Importância

Para o coordenador dos cursos de Administração e Pedagogia da Unoesc Campos Novos, professor Edson Douglas Casagrande, o desenvolvimento das ações em um mesmo território permite integrar diferentes áreas do conhecimento sem perder as especificidades de cada formação.

— A atuação conjunta dos cursos de Administração e Pedagogia em Passos do Pontão evidencia a importância da interdisciplinaridade na extensão universitária. Embora inseridos em um mesmo território e orientados por uma perspectiva comum de desenvolvimento regional, cada curso contribui a partir de seus referenciais teóricos, competências formativas e campos de atuação específicos. A Administração direciona suas ações para aspectos relacionados ao planejamento, ao empreendedorismo, ao turismo e ao desenvolvimento territorial, enquanto a Pedagogia se volta à valorização da memória, da cultura e à construção de propostas educativas e curriculares. Essa complementaridade amplia a capacidade de compreensão da realidade e fortalece a contribuição da Universidade para o território — destaca.

A coordenadora administrativa da Unoesc Campos Novos, professora Juliane Alburquerque Brogliatto, ressalta que a proposta está alinhada à missão institucional da Universidade e à sua relação histórica com o desenvolvimento das comunidades onde está inserida.

— Projetos como este fortalecem a integração entre ensino, extensão e realidade social, ao mesmo tempo em que proporcionam aos estudantes experiências formativas conectadas às demandas do território. A participação da Universidade em iniciativas dessa natureza reafirma seu papel como Instituição comprometida com a formação profissional, cidadã e com o desenvolvimento regional — enfatiza.

Parcerias

O projeto reúne instituições e lideranças comprometidas com a valorização de Passos do Pontão. Entre os parceiros presentes nos encontros realizados com os estudantes está Athos de Almeida Lopes Filho, da Epagri, e um dos idealizadores do projeto, que participa da articulação entre Universidade, comunidade e demais instituições envolvidas.

— Passos do Pontão possui história, cultura, paisagens, tradições e conhecimentos que foram construídos e preservados pelas pessoas que vivem nesse território. Esses elementos representam um importante potencial para o turismo, especialmente o turismo rural, que pode valorizar os modos de vida, a produção local, o patrimônio e as belezas naturais da região. Quando comunidade, Universidade e instituições se unem, ampliamos as possibilidades de transformar essas potencialidades em iniciativas que fortaleçam a identidade local, gerem oportunidades e contribuam para o desenvolvimento regional — ressalta Athos.

A atividade também tem como uma de suas idealizadoras a professora e socióloga Terezinha Benvinda Carneiro, que atua na valorização da memória, da cultura e das potencialidades da localidade e na mobilização de parceiros em torno da proposta.

— A aproximação com a Unoesc dá uma nova dimensão ao projeto, porque une a memória e os saberes da comunidade à pesquisa, à educação e à formação dos estudantes. É uma parceria muito importante para que a história seja mais do que registrada e conhecida: seja transformada em materiais educativos e ações que cheguem às escolas e à própria comunidade. Quando a Universidade se envolve, criamos novas possibilidades de continuidade e de reconhecimento desse patrimônio ancestral pelas presentes e futuras gerações, sempre com respeito ao passado — enaltece Terezinha.

A participação da Epagri, da Amplasc, do Instituto Humaniza e dos demais parceiros busca fortalecer uma rede de cooperação capaz de integrar conhecimentos, experiências e diferentes perspectivas sobre o território, contribuindo para que as propostas desenvolvidas academicamente estejam conectadas à realidade e às possibilidades de continuidade das ações.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.