Unoesc Chapecó promove orientação profissional para mais de 5 mil estudantes em 2026
Publicado em 26/10/2026
Por Imprensa Unoesc Chapecó
O que você quer ser quando crescer? Ajudar a responder essa pergunta, que acompanha a infância e ganha peso no último ano do Ensino Médio, é a missão da Unoesc Chapecó. Por meio dos projetos “Unoesc nas Escolas” e do “Unoesc Orienta”, além do “Unoesc Day” e “Aulão do Enem”, a Universidade promoveu oficinas, palestras e encontros de orientação para mais de 5 mil estudantes do Ensino Médio de Chapecó e de municípios do Rio Grande do Sul.
Coordenado pelo setor de Extensão e Marketing, o “Unoesc nas Escolas” ocorreu de forma totalmente gratuita entre os meses de abril a setembro e contou com oficinas e palestras de todos os 17 cursos disponíveis na graduação para os estudantes das escolas parceiras, com propostas de engajamento que envolveram materiais lúdicos, tecnológicos e reflexivos. Ao todo, foram visitadas cerca de 50 escolas da região Oeste e do Noroeste gaúcho.
Os objetivos do programa foram aproximar o conhecimento científico e a rotina profissional da realidade dos mais de 3 mil estudantes, estimular a criatividade e detalhar todas as possibilidades de acesso ao ensino superior por meio do processo seletivo e das assistências financeiras. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade e Redução das Desigualdades. O programa ainda impactou estudantes na imersão do “Unoesc Day”, maior evento universitário do Oeste catarinense, realizado no dia 25 de setembro, além do “Aulão do Enem”, no último dia 17 de outubro.
Entre algumas das experiências, os estudantes participaram de uma oficina de circuitos elétricos com LEDs, fios condutores, pilhas e peças de MDF, conduzida pelo curso de Pedagogia, e dinâmicas de saúde mental e bem-estar, com baralhos e a “caixinha antiansiedade”, preparadas pelo curso de Psicologia. Também estiveram envolvidos em atividades com jogos de tabuleiro e estímulo ao raciocínio lógico os estudantes e professores do curso de Ciência da Computação.
O diretor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Diego Beal, explana que a iniciativa reforça o papel da Unoesc como agente de transformação social e conecta o conhecimento acadêmico às necessidades da comunidade.
— Nosso compromisso vai além de apresentar cursos e profissões, queremos despertar a curiosidade pelo conhecimento, ampliar os horizontes dos jovens e mostrar que o ensino superior pode abrir novos caminhos e oportunidades. Dessa forma, a Unoesc reafirma seu compromisso com a educação e com a formação das novas gerações — pontua Diego.
Mais de 900 estudantes impactados
O projeto “Unoesc Orienta” foi conduzido pelo curso de Psicologia, coordenado pelas professoras Talita Zanferari e Andressa Ribas Treméa. Em 2026, foram impactados 910 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de sete escolas públicas de Chapecó e região.
O projeto contou com sete encontros, divididos em três módulos: Autoconhecimento e Identidade, Mundo do Trabalho e encerramento. No decorrer das aulas, os estudantes exploraram interesses e habilidades, responderam ao instrumento Trilhas de Interesses Profissionais (TIP) e recebem a devolutiva dos resultados. Os participantes elaboraram cartazes sobre profissões, tendências do mercado e puderam conhecer a rotina dos cursos da Universidade. A ação final foi a apresentação do Projeto de Vida, no qual cada estudante organizou o objetivo, um plano alternativo, as justificativas da escolha e os próximos passos da carreira profissional.
Conforme a coordenadora Andressa, a avaliação do projeto é positiva, e os objetivos propostos foram alcançados.
— Ao longo dos encontros, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre seus interesses, habilidades e possibilidades profissionais, além de conhecer melhor o contexto universitário. A visita à Instituição, por meio do Unoesc Day, complementou esse processo, aproximando-os da Universidade e despertando ainda mais o interesse pelo ensino superior — frisa.
De acordo com Andressa, foi possível perceber o aumento do interesse de muitos estudantes em continuar nos estudos e ingressar na graduação.
— As escolas participantes também relataram que, após os encontros, os estudantes demonstraram entusiasmo com essa possibilidade, ampliando sua visão sobre os cursos disponíveis e as diferentes áreas de atuação profissional. O projeto contribuiu para o autoconhecimento, a orientação profissional e a construção de projetos de vida, auxiliando os jovens a refletirem sobre suas escolhas e a planejarem seu futuro — finaliza.
