Página inicial O que acontece Unoesc e Receita Federal dão início às atividades da Gincana de Educação Fiscal nas escolas
Notícia Inserção Social Joaçaba Campos Novos Capinzal Chapecó Maravilha Pinhalzinho São Miguel do Oeste Videira Xanxerê

A Unoesc e a Delegacia da Receita Federal de Joaçaba uniram-se mais uma vez para promover a “Gincana de Educação Fiscal” em sua edição de 2023. O evento, que integra o “Projeto de Educação Fiscal e Cidadania”, é realizado por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unoesc e dos cursos de Ciências Contábeis dos campi de Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Joaçaba (conjuntamente com Herval d’ Oeste e Luzerna), Maravilha (conjuntamente com Saudades), Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê (conjuntamente com Xaxim).

A gincana envolve estudantes de escolas municipais das cidades dos campi participantes. Este ano, o tema central é “A adesão dos Municípios à Nota Fiscal Eletrônica e os Benefícios aos Contribuintes”. O objetivo é proporcionar aos participantes o conhecimento sobre como funciona a arrecadação de impostos e para onde são destinados os valores arrecadados, conscientizando-os sobre a importância do pagamento de impostos e a destinação correta dos recursos públicos.

A competição conta com diversas atividades, incluindo apresentação da equipe, elaboração de vídeos educativos e informativos, recolhimento de lacres de latinhas e notas fiscais de serviços, arrecadação de cestas básicas e fraldas para doação, jogos educativos e elaboração de pesquisa sobre o valor do Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadado pelo município. As atividades encerram no mês de novembro, e as instituições participantes serão premiadas com produtos apreendidos pela Receita Federal.

— Além da integração entre os participantes e o estímulo para que trabalhem em equipe, o NAF incentiva a formação de uma consciência crítica e cidadã nos estudantes, contribuindo para a sua formação e para o seu engajamento social. Acima de tudo, o projeto desenvolve o importante papel de educação e orientação fiscal, ajudando a população a compreender melhor os seus direitos e deveres no que se refere ao cumprimento de obrigações tributárias — destacou a coordenadora do NAF, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas.

*Texto com a colaboração do NAF.