Página inicial O que acontece Segunda edição do Oxigenar reafirma a importância de discutir e implementar ações efetivas para a promoção da saúde mental
Notícia Evento Xanxerê

Segunda edição do Oxigenar reafirma a importância de discutir e implementar ações efetivas para a promoção da saúde mental


No dia 12 de setembro, a Unoesc Xanxerê, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Xanxerê, o Hospital Santa Luzia e a Associação de Assistência Hospitalar Santo Expedito, promoveu a segunda edição do evento “Oxigenar Saúde Mental”. A iniciativa foi organizada pelos cursos de Enfermagem e Psicologia da Unoesc, com os objetivos de fomentar o diálogo sobre saúde mental e debater o Projeto Terapêutico Singular (PTS), uma abordagem integrada de atendimento.

O evento contou com a participação de 300 pessoas, entre elas equipes técnicas das instituições organizadoras, secretários municipais de saúde, gestores, enfermeiros, assistentes sociais, coordenadores, professores e estudantes dos cursos da Área das Ciências da Vida e Saúde da Unoesc, além de profissionais e interessados no tema. A troca de experiências e o aprendizado estiveram no centro das atividades, com destaque para discussões sobre legislações e portarias que regem o atendimento em saúde mental e a relevância da diversidade de serviços e profissionais envolvidos.

Um dos pontos altos do encontro foi a revisão de fluxos e processos em rede, essencial para aprimorar o atendimento à saúde mental e, consequentemente, beneficiar a comunidade. Diversos participantes destacaram a importância do evento para o fortalecimento das práticas de cuidado.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê, professora Elenir Salete Frozza, destacou que a atividade é uma forma de integrar os serviços de atendimento ao paciente com transtornos mentais e comenta sobre a importância do PTS.

— O PTS é um documento unificado que reúne todas as informações do paciente, permitindo que as equipes, desde o atendimento inicial até o acompanhamento pós-alta, possam entender e atender cada indivíduo em sua singularidade — citou Elenir.

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Ana Paola Grando, ressaltou o impacto positivo do encontro.

— Foi um evento incrível, que reforçou a importância do autocuidado, do cuidado com o próximo e da empatia no nosso cotidiano. As rodas de conversa foram esclarecedoras e inspiradoras, incentivando-nos a continuar desenvolvendo ações em prol da saúde mental da comunidade — mencionou Ana Paola.

Laísa de Lourdes Mendes, gestora institucional da Associação Santo Expedito, elogiou a colaboração entre os participantes.

— É gratificante ver a nossa instituição participando de um evento tão produtivo como o “Oxigenar”. A troca de conhecimentos entre equipes de saúde mental e estudantes é fundamental para o aprimoramento das práticas — pontuou Laísa.

A assistente social da Gerência Regional de Saúde de Xanxerê, Carla Simone Teló Panzera, comentou sobre o impacto regional do evento.

— O encontro proporcionou capacitação e ensino para profissionais da regional de Xanxerê, que abrange 21 municípios. A iniciativa reforçou as ações do “Setembro Amarelo”, com foco na prevenção e proteção da saúde mental — salientou Carla.

Já a estudante de Enfermagem, Edinara Rocha, destacou a relevância prática do evento.

— Foi muito enriquecedor participar e ver a união entre teoria e prática. A palestra do psicólogo Abel Petter, por exemplo, apresentou diversas formas de acolhimento aos pacientes com transtornos mentais e seus familiares. Percebi a importância de o PTS ser desenvolvido de maneira multidisciplinar, garantindo um tratamento qualificado — finalizou Edinara.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.