Projeto Univida promove Arraiá com apresentações artísticas na Unoesc
Publicado em 26/06/2025
Por Imprensa Unoesc Chapecó

Entre canjica, pipoca, bolos e outras comidas típicas de inverno, a tarde da última terça-feira (24) marcou o Arraiá organizado pela Universidade da Melhor Idade (Univida), na Unoesc Chapecó. A alimentação foi com produção artesanal dos próprios estudantes, que também promoveram apresentações musicais, danças e até um casamento caipira para celebrar o momento especial e a formação educacional para a terceira idade.
De acordo com a coordenadora da Univida, Mariluce Poerschke Vieira, o evento ocorre há vários anos, com propostas diferentes a cada edição.
— Um dos objetivos da Unoesc é priorizar a questão social, esse é um momento no qual a Univida consegue integrar todos os alunos dos vários cursos. É um momento de socialização, alegria, de conhecer pessoas novas e de relembrar o quanto essa oportunidade transforma vidas — afirma Mariluce.
O coordenador da Cidade do Idoso, Dayan Moratelli, ressaltou o apoio da Prefeitura de Chapecó e a importância da Univida para o município
— É um projeto muito importante. Os nossos idosos depois dos 60 anos se reencontram, reconectam e aproveitam as chances que não foram possíveis quando eram mais jovens. As pessoas envolvidas têm um propósito, buscam se sentir úteis e contribuir com a sociedade — enfatiza Dayan.
Para o gerente de Políticas Públicas ligado à Cidade do Idoso, Vanderlei Kosczinski, a administração municipal de Chapecó destaca a parceria com a Unoesc por meio dos profissionais, professores e da coordenação.
— Esse projeto representa qualidade de vida, sabedoria, novas amizades, conhecimento e cultura por meio de viagens. Esperamos fortalecer cada vez mais e buscar inovação para a terceira idade — salienta.
A qualidade do projeto é atestada pelos idosos, conforme ressalta Rosane Isabel Facco, de 64 anos. Ela iniciou na Univida no último ano, participou da formatura institucional e pretende retornar no próximo ano.
— Isso aqui é vida. É muito bom estar com amigos e adquirir conhecimento. Eu não tive oportunidade, mas sempre sonhei em um dia fazer uma faculdade e foi aqui que eu me encontrei. Eu me sinto honrada em participar da festa e rever essas pessoas importantes para mim e para o acesso à educação na terceira idade — celebra.
Impactos em todas as áreas da vida
O projeto de extensão Univida, anteriormente denominado Umic, implementado pela Unoesc há mais de uma década, evidencia a expansão das atividades voltadas para os idosos. O projeto ocorre em parceria com a Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Assistência Social (Seasc), desde 2011.
A Univida visa a formação integral do idoso, para que possa ter garantias de seus direitos, enaltecidos pelo Estatuto do Idoso, sem deixar de cumprir seus deveres enquanto cidadão.
Entre as atividades, estão contemplados seminários, vivências, esporte, cultura e lazer. Após o cumprimento das atividades, os estudantes recebem a certificação na formatura. O projeto é reconhecido em âmbito municipal, estadual, federal e internacional devido a sua importância e aos resultados alcançados.