Programa de Pós-Graduação em Educação promove seminário sobre os 20 anos da LDB
Nesta segunda-feira (7), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) realizou o seminário avançado “20 anos da LDB: política e gestão educacional”. O evento ocorreu na Unoesc Joaçaba e reuniu professores e mestrandos do Programa. Foram conferencistas, a professora Leda Scheibe e o professor Elton Luiz Nardi, ambos do PPGEd da Unoesc. No primeiro momento, […]
Publicado em 10/11/2016
Por Unoesc
Nesta segunda-feira (7), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) realizou o seminário avançado “20 anos da LDB: política e gestão educacional”. O evento ocorreu na Unoesc Joaçaba e reuniu professores e mestrandos do Programa. Foram conferencistas, a professora Leda Scheibe e o professor Elton Luiz Nardi, ambos do PPGEd da Unoesc.
No primeiro momento, a professora Leda Scheibe explorou elementos do processo histórico da política educacional brasileira, com destaque ao período compreendido entre a proposição e a aprovação da atual Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional, bem como sobre os vinte anos seguintes à aprovação da Lei.
Em seguida, o professor Elton Luiz Nardi abordou mais especificamente a gestão democrática do ensino público no processo de elaboração da LDB e sobre os dispositivos conformados na Lei a respeito do tema. As análises tecidas pelo conferencista relacionam-se com um projeto de pesquisa em rede, intitulado Rede Mapa, desenvolvido no âmbito do Programa em articulação com outras universidades brasileiras.
Em 2016, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional completa 20 anos e temas como o acesso à educação pública e de qualidade e o da democratização da escola constituem pontos fortes dos debates sobre as duas décadas da atual LDB.
Segundo argumentam os conferencistas, a universidade é dos lugares mais propícios para discussões como a proposta pelo seminário, uma vez que as políticas públicas devem garantir o acesso ao ensino básico, além de viabilizar condições concretas para uma educação de qualidade para todos.