Mestrado Joaçaba

Mestrado Acadêmico em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) visa formar professores/pesquisadores aptos e comprometidos com a produção, a difusão e o avanço do conhecimento científico da área da Educação e com a intervenção em problemas relacionados ao fenômeno educativo em suas múltiplas dimensões e determinações, com vistas à transformação social.

- Oportunizar conhecimento teórico-conceitual e de abordagens epistemológicas e metodológicas acerca dos processos de pesquisa em Educação.

- Promover investigações vinculadas aos objetivos das linhas e grupos de pesquisa do Programa.

- Estimular o desenvolvimento de pesquisas que busquem contribuir para melhor compreensão da realidade educacional em suas relações histórico-culturais e atuação nessa realidade.

- Promover atividades acadêmicas diversificadas e em diferentes ambientes de aprendizagem de modo a contribuir com a formação do professor/pesquisador.

- Contribuir com a inserção acadêmica dos pesquisadores e estudantes do Programa nos contextos regional, nacional e internacional. 

- Incentivar a socialização do conhecimento produzido e das experiências de formação, ampliando o intercâmbio e as trocas com a comunidade educacional e a sociedade em geral.

A criação de um curso de Mestrado Acadêmico em Educação nasceu dos esforços de quatro docentes da Instituição vinculados à Área de Ciências da Educação, Humanas e Letras (hoje Área das Ciências das Humanidades) que, no ano de 2000, elaboraram o projeto do que viria a ser o primeiro curso em nível stricto sensu da Unoesc e, também, o primeiro de toda mesorregião Oeste do estado de Santa Catarina.

Entre os motivos que, à época, justificaram a criação do Curso destacam-se o da inexistência de qualquer outro programa em nível stricto sensu na grande região e a falta de oportunidades para a qualificação dos docentes que atuavam em diferentes níveis de educação. Também havia o interesse em oportunizar aprofundamento de estudos aos docentes formados nos cursos licenciatura da Instituição, nomeadamente o de Pedagogia, e de corresponder aos acelerados processos de transformação social que incidiam/incidem sobre a formação e o trabalho docente. Razões como estas foram decisivas para mobilizar a constituição de um programa de pós-graduação em Educação.

O curso obteve seu reconhecimento em 8 de julho de 2003, pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, tendo sido recomendado pela Capes em 14 de julho de 2006. A conscientização institucional, associada a uma política de ampliação da oferta de cursos na modalidade stricto sensu na Unoesc e região, contribuiu para o fortalecimento do Mestrado Acadêmico em Educação.

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), a que o Curso de Mestrado se encontra vinculado, vem investindo constantemente em ações voltadas à qualificação da produção acadêmica sintonizada com o objetivo de promover desenvolvimento regional, bem como a ampliação de sua inserção nacional e o reforço às experiências de internacionalização.  Para tanto, o planejamento e a execução das ações seguem pautadas pelo trabalho coletivo e pelo princípio da mais ampla participação nos processos decisórios do Programa.  

As ações e estratégias empreendidas ao longo dos seus mais de 10 anos de existência e, especialmente, o planejamento rigoroso de metas e prioridades realizado a cada dois anos, resultaram em importantes avanços em relação à produção docente e discente, à formação de pesquisadores e à qualificação da pesquisa stricto sensu em educação, sendo indicativas de perspectivas do PPGEd na direção do aprofundamento de sua trajetória investigativa, da qualificação da pesquisa e do  processo de formação de professores.

Tendo em vista a convergência entre a proposta educativa e a produção científica de docentes e discentes, o Programa tem como área de concentração Políticas e Processos em Educação. Essa área se desdobra em duas linhas de pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Cidadania e Processos Educativos, a partir das quais se articulam os Grupos de Pesquisa.

Para o acompanhamento dos egressos, mantém um plano de ações interligadas. Durante três anos após a conclusão do curso o egresso permanece vinculado ao grupo de pesquisa, o que permite assessoramento pelos pesquisadores da Unoesc em período subsequente, reforçando o compromisso do Curso com a formação do quadro de professores e de pesquisadores das instituições de educação básica e de educação superior em prol da qualidade educacional. O vínculo mantido nos grupos de pesquisa serve de apoio para que os egressos possam alcançar maturidade investigativa.

Embora ainda jovem, o PPGEd e, com ele, o Curso de Mestrado, tem logrado avanços importantes, inclusive na abrangência de suas demandas, contribuindo de forma decisiva na formação e aperfeiçoamento dos quadros do magistério da educação básica e superior, especialmente da mesorregião onde se insere. 

Políticas e Processos em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação focaliza as políticas públicas em educação e o fenômeno educativo em suas múltiplas dimensões e determinações, tendo em vista o desenvolvimento do campo científico da área, a qualificação de profissionais com capacidade de atuação nas questões educacionais, em conexão com os contextos nacional e internacional, na perspectiva do desenvolvimento humano e social.

Educação, Políticas Públicas e Cidadania

Investiga as políticas educacionais, nomeadamente as de formação e trabalho docente, de avaliação e regulação da educação escolar, de gestão educacional e outras que informam a ação do Estado e as transformações ocorridas no campo educacional em diferentes níveis, períodos e contextos sócio-históricos. Aborda a relação entre o Estado e a Sociedade, no que se refere à formulação de agendas públicas e ao desenvolvimento de propostas educativas, e repercussões na promoção da cidadania.

Docentes:

Elton Luiz Nardi

Leda Scheibe

Luiz Carlos Lückmann

Luiza Helena Dalpiaz

Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Marilda Pasqual Schneider

 

Processos Educativos

Investiga os processos de ensino e aprendizagem, considerando as relações que se estabelecem entre diferentes perspectivas teóricas de ensino, aprendizagem e desenvolvimento e práticas pedagógicas que se processam em diferentes tempos e espaços educativos, níveis de escolarização e modalidades de educação.

Docentes:

Clenio Lago

Eloisa Acires Candal Rocha

Maria Teresa Ceron Trevisol

Maurício João Farinon

Nadiane Feldkercher

Ortenila Sopelsa

Paulino Eidt

Roque Strieder

Linha de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania

Grupos de Pesquisa 

GEPPeC - Educação, Políticas Públicas e Cidadania

GEPPES (Unoesc/Sul) - Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior

 

Linha de Pesquisa Processos Educativos

Grupos de Pesquisa 

Formação Docente e Práticas de Ensino

GEPeFE - Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação

Período
24 meses
Horários
8h as 12h e das 13h15 as 17h15 (aulas)
Carga horária
465 horas
Vagas
25
Início das aulas
2º semestre (geralmente mês de agosto)
Local
Unoesc Campus Joaçaba - Bloco IV
Investimento
36 parcelas de R$ 1.293,00
Mais informações
Matrículas
De 24 a 28 de julho de 2017.
Mais informações
Coordenação

Prof. Dr. Elton Luiz Nardi

elton.nardi@unoesc.edu.br

Núcleo de Componentes Curriculares Obrigatórios
Componentes Curriculares Linha de Pesquisa Créditos
Fundamentos da Pesquisa em Educação  Ambas as linhas 04
Dimensões Contextuais da Educação Brasileira  Ambas as linhas 04
Epistemologia e Educação  Ambas as linhas 04

 

Núcleo de Componentes Curriculares Obrigatórios Específicos
Componentes Curriculares Linha de Pesquisa Créditos
Seminário de Dissertação                                    

Por linha

04
Seminário de Pesquisa             

Por linha

02
Práticas de Pesquisa       

Por linha

01

 

Núcleo de Componentes Curriculares Optativos
Componentes Curriculares Créditos
História do Pensamento Pedagógico e da Educação no Brasil 03
Estado e Políticas Públicas em Educação 03
Formação e Profissionalização de Professores  03
Escola e Trabalho  03
Teoria e Prática Educativa 03
Cognição e Aprendizagem 03
Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior 03
Educação no contexto das biociências 03
Conhecimentos e Saberes na Aprendizagem da Docência  03
Prática Freiriana na Educação Escolar 03
Educação, Meio Ambiente e Cidadania 03
Políticas Públicas e Gestão Educacional 03
Tópicos Especiais em Educação I  03
Tópicos Especiais em Educação II 03

 

Dissertações Créditos
06

 

 

Obs.: A Unoesc reserva-se o direito de substituir qualquer um dos professores sem prévio aviso, em função da disponibilidade ou qualquer outro fator que impeça o professor de ministrar a disciplina.
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