Professores do PPGEd da Unoesc integram projeto de pesquisa sobre o Ensino Médio
Publicado em 02/04/2025
Por Imprensa Unoesc

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes) realizou, na sexta-feira (28), mais uma reunião de trabalho do projeto de pesquisa “Política Educacional do Novo Ensino Médio: Avaliação dos Impactos das Inovações Curriculares na Formação dos Jovens”, aprovado pela chamada pública do Projeto Universal CNPq – 2023.
Desenvolvida pelo Gepes/PPGEdu/UPF, em colaboração com o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc, a iniciativa tem como objetivos identificar, analisar e avaliar se as inovações curriculares propostas produziram os impactos esperados na formação de jovens das redes estaduais de ensino do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A Unoesc foi representada no encontro pelos professores Doutores Marcio Trevisol e Anderson Tedesco, do PPGEd. Na oportunidade, eles destacaram a parceria da Universidade com o Gepes/UPF, a satisfação de fazerem parte da pesquisa e do quanto os resultados poderão ser importantes para o trabalho nas escolas de Ensino Médio.
A reunião foi coordenada pelo professor Doutor Altair Alberto Fávero, que apresentou a equipe de pesquisa e o projeto “Política Educacional do Novo Ensino Médio: Avaliação dos Impactos das Inovações Curriculares na Formação dos Jovens”, que será desenvolvido em cinco escolas de Santa Catarina e em cinco escolas do Rio Grande do Sul.
A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Joaçaba foi representada pela supervisora Alessandra Nichele Magro, doutoranda do PPGEd da Unoesc, que afirmou que, por meio da pesquisa e da união entre escola e universidade, é possível buscar estratégias para uma educação de qualidade para os jovens estudantes. Ao apresentarem suas respectivas escolas, os diretores destacaram os aspectos positivos e os desafios que se colocam diante deste processo de reforma do Ensino Médio.
Na oportunidade, também foram abordados a sistemática de pesquisa, o cronograma previsto para as duas primeiras fases, bem como as próximas ações a serem realizadas com os alunos das escolas selecionadas. Entre as atividades, está a aplicação de questionários e a realização de grupos focais com estudantes do Ensino Médio.
No decorrer do semestre, novas atividades serão promovidas com os objetivos de acompanhar o processo de implantação do novo Ensino Médio e produzir pesquisas e subsídios para auxiliar as escolas neste processo formativo.