Página inicial O que acontece Professora do Chile ministra palestra via webconferência para doutorandos do PPGD
Palestra Graduação Chapecó

Professora do Chile ministra palestra via webconferência para doutorandos do PPGD

A professora doutora Janaína Reckziegel, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Direito da Unoesc Chapecó, promoveu por meio da disciplina Seminários Avançados em Direitos Fundamentais e Direito Privado, ministrada ma turma de Doutorado junto ao Tribunal de Justição do Maranhão uma webconferência, com a professora doutora Rommy Alvarez Escudero (Chile),  que palestrou sobre o […]


A professora doutora Janaína Reckziegel, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Direito da Unoesc Chapecó, promoveu por meio da disciplina Seminários Avançados em Direitos Fundamentais e Direito Privado, ministrada ma turma de Doutorado junto ao Tribunal de Justição do Maranhão uma webconferência, com a professora doutora Rommy Alvarez Escudero (Chile),  que palestrou sobre o tema “Derecho a la identidad del hijo o hija nacido de la utilización de técnicas de reproducción humana asistida (TRHA).  Reconocimientos en los sistemas jurídicos español y chileno”, e foi dirigida exclusivamente aos doutorandos desta disciplina de pós-graduação.

A palestrante abordou sobre o direito à identidade do filho ou filha nascida com a utilização de técnicas de reprodução humana assistida (TRHA), uma das temáticas tratadas nos estudos da referida disciplina, bem como no Grupo de Pesquisa e Estudos, BIOTEC: Direitos Fundamentais e Bioética, relatando os reconhecimentos no ordenamento jurídico espanhol e chileno.

Conforme esclarece a professora doutora Rommy Alvarez Escudero, a necessidade urgente de atualizar as normas chilenas, incluindo o reconhecimento dos direitos essenciais de meninos, meninas e adolescentes, em particular o direito à identidade e o direito de conhecer suas origens biológicas.

— No caso do TRHA heterólogo está atrelado com questões relacionadas ao conhecimento da identidade do doador e seu registro, a preservação da história médica dos contribuintes de gametas e a aplicação da técnica médica de reprodução, entre outras, nas quais a experiência contribuiu de legal estrangeiro sistemas, pode significar uma contribuição relevante para um sistema jurídico sem experiência anterior — destacou Rommy.

 

Texto com a colaboração da Professora Dra. Janaína Reckziegel

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.