Pré-incubação 2023-2024 do Hub de Startups da Unoesc é finalizada
Publicado em 03/09/2024
Por Imprensa Unoesc
Os pré-incubados do Hub de Startups da Unoesc (Edital n. 30/Unoesc-R/2023) participaram, no dia 29 de agosto, de um encontro que marcou o encerramento das atividades de pré-incubação, que tiveram início em agosto de 2023 e se encerraram em junho de 2024. Nesse período, contaram com a mentoria dos professores Fábio Lazzarotti, Márcia Marcondes Diniz de Freitas e Charles Edsom Savaris as startups: Piantex Biocouro, Innovar, Edu Metrics, MIR e Rota Certa (Rota Livre).
O momento foi de descontração e celebração pelos avanços alcançados, contando com a premiação das startups que se destacaram no desenvolvimento de seus negócios. A Piantex Biocouro conquistou o primeiro lugar, enquanto a Innovar ficou em segundo, ambas sendo premiadas com um celular.
— Ao final deste ciclo, parabenizamos todas as startups pelo excelente desempenho. Cada uma delas possui um grande potencial e desejamos que continuem a prosperar — destacou a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas
— Agradeço pela premiação concedida e destaco que a estrutura física da Unoesc, por meio dos laboratórios, as conexões com profissionais da área e o apoio jurídico na documentação inicial foram essenciais para o avanço do empreendimento — afirmou Samara Zarpelon.
O professor Fábio Lazzarotti, que também é coordenador de Inovação e Empreendedorismo da Unoesc, destacou que a verdadeira essência do empreendedorismo é a perseverança e a capacidade de transformar desafios em oportunidades.
— Nosso objetivo com o Hub de Startups é mais do que apenas apoiar o surgimento de novos negócios, queremos fomentar uma cultura de inovação e colaboração que beneficie toda a nossa comunidade — afirmou o professor.
Sobre o programa
O Hub de Startups do I.nova Unoesc é um ambiente físico e/ou virtual de inovação destinado a fomentar a criação de empreendimentos e a apoiar projetos em estágio inicial do ciclo de vida de uma startup, caracterizada como “ideação”, na mesorregião abrangida pela Instituição. Os proponentes incluem estudantes, diplomados e professores da Unoesc, além de pessoas físicas ou jurídicas da comunidade regional.
A fase de pré-incubação oferece diversos benefícios, incluindo espaço físico multifuncional; acesso a mentores experientes e orientação especializada; treinamentos focados em gestão de ideias, inovação e negócios; ferramentas e suporte para realizar análises de mercado detalhadas; e desenvolvimento e entregas parciais do plano de negócios ao longo do período.
O Hub de Startups se estabelece como um catalisador para a inovação e o empreendedorismo na região, preparando os participantes para os desafios do mercado.
— Durante esse período, os pré-incubados não apenas desenvolveram suas ideias, mas também aprenderam a importância da colaboração, adaptação e resiliência, que são elementos essenciais para o sucesso em qualquer empreendimento — explicou o professor Charles Edsom Savaris.