Página inicial O que acontece Hust inaugura torre de elevadores
Graduação Joaçaba

Hust inaugura torre de elevadores

Na última sexta-feira, dia 19, o Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust) inaugurou uma torre de elevadores que será usada tanto para o novo bloco, cuja construção iniciou neste ano, quanto pela estrutura atual da instituição, que já a está utilizando. A inauguração teve a presença do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, da secretária […]


Na última sexta-feira, dia 19, o Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust) inaugurou uma torre de elevadores que será usada tanto para o novo bloco, cuja construção iniciou neste ano, quanto pela estrutura atual da instituição, que já a está utilizando.

A inauguração teve a presença do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, dos deputados estaduais Jorginho Mello e Moacir Sopelsa, do deputado federal Celso Maldaner, do secretário de Desenvolvimento Regional, Jair Lorenzetti, de prefeitos, vereadores, secretários de saúde e demais autoridades de municípios da região, além de dirigentes do Hust e da Unoesc.

A torre abriga dois elevadores próprios para hospitais e um complexo de escadas, totalizando 831,47 m² de área construída. O projeto foi desenvolvido no Escritório Modelo de Engenharia Civil (Emec) da Unoesc. A compra dos elevadores e a obra necessária para sua instalação e para a construção do complexo de escadas – que levou aproximadamente um ano para ser concluída – foram executadas com recursos provenientes do Governo do Estado (aproximadamente R$ 550 mil), da Unoesc e do Hust (aproximadamente R$ 200 mil).

Durante a inauguração, o diretor do hospital, Adgar Bittencourt, destacou a importância do apoio do Governo do Estado e dos deputados para a instituição, lembrando que embora se trate de uma obra pequena diante dos projetos que o Hust possui, a inauguração da torre de elevadores é um passo importante para que a região consiga suprir a demanda de serviços de saúde. “O Hospital Santa Terezinha tem mais de 60 anos e desde sua fundação não sofria mudanças significativas como as que estamos efetuando e planejando para os próximos anos”, disse.

O reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, também enfatizou que essa é uma das obras previstas para o Hust, o qual está sempre entre as prioridades da região, elencadas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento.

A solenidade também serviu para que o governador Luiz Henrique entregasse ao diretor do Hospital a ordem de pagamento de R$ 200 mil que correspondem à segunda parcela do convênio firmado com a Funoesc para o início das obras do novo pavimento, iniciadas neste ano. Ao total, o convênio prevê o repasse de R$ 1 milhão.

Na ocasião, Adgar aproveitou para entregar um novo projeto ao governador, referente a etapas futuras da construção do novo bloco. O documento solicita ao Governo do Estado aproximadamente R$ 3,4 milhões para dar sequência à obra que, ao total, exigirá mais de R$ 11 milhões em investimentos e, devido ao aumento no número de leitos que proporcionará, praticamente dobrará a capacidade de atendimento do hospital.

Ao receber o projeto, o governador Luiz Henrique afirmou que fará o possível para destinar recursos para a região. Ele também pediu o apoio da Acioc para que os empresários da região destinem o percentual do Imposto de Renda permitido por lei ao Fundo Social, para que esses recursos possam ser investidos aqui na região, nessa obra. Ele e a secretária Carmen Zanotto também destacaram que os investimentos no Hospital Universitário Santa Terezinha  fazem parte do projeto de descentralização dos serviços do Estado e do Plano Estadual de Saúde.

“O Hust faz parte da rede estadual de Oncologia e precisamos investir nos hospitais que fazem parte dessas redes, para melhorar o atendimento prestado à população”, disse a Secretária.

Jorginho Mello é homenageado

A inauguração da torre de elevadores também teve espaço para uma homenagem ao deputado Jorginho Mello. Conforme explicou Adgar, o Conselho de Gestão Hospitalar criou no início deste mês o título de Benemérito do Hust e aprovou, por unanimidade, que o primeiro título fosse concedido ao deputado hervalense, pelo relevante apoio prestado ao hospital e ao sistema de saúde da região.

Jorginho Mello agradeceu a homenagem. “Esse título é uma honra, mas também aumenta minha responsabilidade”, disse, assumindo o compromisso de trabalhar para que o hospital consiga os recursos necessários para a conclusão das obras projetadas para os próximos anos.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.