Hust inaugura torre de elevadores
Na última sexta-feira, dia 19, o Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust) inaugurou uma torre de elevadores que será usada tanto para o novo bloco, cuja construção iniciou neste ano, quanto pela estrutura atual da instituição, que já a está utilizando. A inauguração teve a presença do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, da secretária […]
Publicado em 23/02/2010
Por
Na última sexta-feira, dia 19, o Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust) inaugurou uma torre de elevadores que será usada tanto para o novo bloco, cuja construção iniciou neste ano, quanto pela estrutura atual da instituição, que já a está utilizando.
A inauguração teve a presença do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, dos deputados estaduais Jorginho Mello e Moacir Sopelsa, do deputado federal Celso Maldaner, do secretário de Desenvolvimento Regional, Jair Lorenzetti, de prefeitos, vereadores, secretários de saúde e demais autoridades de municípios da região, além de dirigentes do Hust e da Unoesc.
A torre abriga dois elevadores próprios para hospitais e um complexo de escadas, totalizando 831,47 m² de área construída. O projeto foi desenvolvido no Escritório Modelo de Engenharia Civil (Emec) da Unoesc. A compra dos elevadores e a obra necessária para sua instalação e para a construção do complexo de escadas – que levou aproximadamente um ano para ser concluída – foram executadas com recursos provenientes do Governo do Estado (aproximadamente R$ 550 mil), da Unoesc e do Hust (aproximadamente R$ 200 mil).
Durante a inauguração, o diretor do hospital, Adgar Bittencourt, destacou a importância do apoio do Governo do Estado e dos deputados para a instituição, lembrando que embora se trate de uma obra pequena diante dos projetos que o Hust possui, a inauguração da torre de elevadores é um passo importante para que a região consiga suprir a demanda de serviços de saúde. “O Hospital Santa Terezinha tem mais de 60 anos e desde sua fundação não sofria mudanças significativas como as que estamos efetuando e planejando para os próximos anos”, disse.
O reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, também enfatizou que essa é uma das obras previstas para o Hust, o qual está sempre entre as prioridades da região, elencadas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento.
A solenidade também serviu para que o governador Luiz Henrique entregasse ao diretor do Hospital a ordem de pagamento de R$ 200 mil que correspondem à segunda parcela do convênio firmado com a Funoesc para o início das obras do novo pavimento, iniciadas neste ano. Ao total, o convênio prevê o repasse de R$ 1 milhão.
Na ocasião, Adgar aproveitou para entregar um novo projeto ao governador, referente a etapas futuras da construção do novo bloco. O documento solicita ao Governo do Estado aproximadamente R$ 3,4 milhões para dar sequência à obra que, ao total, exigirá mais de R$ 11 milhões em investimentos e, devido ao aumento no número de leitos que proporcionará, praticamente dobrará a capacidade de atendimento do hospital.
Ao receber o projeto, o governador Luiz Henrique afirmou que fará o possível para destinar recursos para a região. Ele também pediu o apoio da Acioc para que os empresários da região destinem o percentual do Imposto de Renda permitido por lei ao Fundo Social, para que esses recursos possam ser investidos aqui na região, nessa obra. Ele e a secretária Carmen Zanotto também destacaram que os investimentos no Hospital Universitário Santa Terezinha fazem parte do projeto de descentralização dos serviços do Estado e do Plano Estadual de Saúde.
“O Hust faz parte da rede estadual de Oncologia e precisamos investir nos hospitais que fazem parte dessas redes, para melhorar o atendimento prestado à população”, disse a Secretária.
Jorginho Mello é homenageado
A inauguração da torre de elevadores também teve espaço para uma homenagem ao deputado Jorginho Mello. Conforme explicou Adgar, o Conselho de Gestão Hospitalar criou no início deste mês o título de Benemérito do Hust e aprovou, por unanimidade, que o primeiro título fosse concedido ao deputado hervalense, pelo relevante apoio prestado ao hospital e ao sistema de saúde da região.
Jorginho Mello agradeceu a homenagem. “Esse título é uma honra, mas também aumenta minha responsabilidade”, disse, assumindo o compromisso de trabalhar para que o hospital consiga os recursos necessários para a conclusão das obras projetadas para os próximos anos.