Festas juninas reúnem estudantes da Universidade da Melhor Idade nos campi da Unoesc
Publicado em 03/07/2025
Por Imprensa São Miguel d'Oeste

Os estudantes do Programa Universidade da Melhor Idade (Univida), da Unoesc, celebraram as festas juninas com muita alegria e integração. As comemorações ocorreram nos campi de São Miguel do Oeste, Maravilha, São José do Cedro e Pinhalzinho, reunindo os participantes em um momento de confraternização, valorização cultural e resgate de tradições.
Com trajes típicos, danças, brincadeiras e comidas tradicionais, a atividade se destacou como mais uma ação pedagógica do programa, voltada ao fortalecimento de vínculos, à promoção do bem-estar e ao incentivo à participação ativa na vida universitária.
A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Eliandra Mirlei Rossi, enfatiza o papel transformador da educação e da cultura no processo de envelhecimento ativo:
— A Unoesc acredita que educação vai muito além da sala de aula. Ela também passa pelo convívio, pela cultura e pela valorização das tradições que nos formam como comunidade. Por isso, no Programa Univida, promovemos festas juninas como uma forma especial de fortalecer os laços entre os participantes, promover a inclusão, celebrar a cultura popular e proporcionar momentos de alegria e confraternização — destaca Eliandra.
Ela complementa que eventos como esse também cumprem uma função social:
— Mais do que uma comemoração típica, a festa junina é um espaço de resgate da identidade cultural brasileira, onde se compartilham saberes, histórias, músicas, danças e sabores. Essas ações reforçam o compromisso da Unoesc com o bem-estar, a saúde mental e a qualidade de vida dos nossos estudantes da universidade da terceira idade. Acreditamos que viver a universidade também é celebrar juntos, e as festas juninas são um exemplo disso — finaliza a Diretora.
Para as pessoas com 50 anos ou mais, o Univida é um programa institucional da Unoesc voltado à inclusão, educação continuada e bem-estar na maturidade. O projeto proporciona um ambiente de aprendizado dinâmico, com aulas, oficinas e atividades que promovem a socialização e o desenvolvimento pessoal.
Sem exigência de escolaridade mínima para ingresso, o Univida utiliza metodologias adaptadas, com professores capacitados e conteúdos acessíveis, ampliando os conhecimentos dos participantes e promovendo o bem-estar biopsicossocial. Os interessados podem fazer sua inscrição para as novas turmas da Univida pelo WhatsApp (49) 3631-1003. As aulas iniciam em agosto.