Estudantes dos cursos de Engenharia da Unoesc Joaçaba participam de visita técnica e feira internacional em São Paulo
Publicado em 03/08/2023
Por Unoesc

Nos dias 18 e 19 de julho, 37 estudantes e três professores dos cursos de Engenharia da Unoesc Joaçaba realizaram uma viagem de estudo para São Paulo (SP).
O primeiro dia foi marcado por uma visita técnica na TOTVS, atualmente a maior empresa de tecnologia e desenvolvimento de softwares do Brasil. A programação iniciou com uma apresentação institucional, seguida de um bate-papo sobre carreira, que abordou como se destacar no LinkedIn, como montar um bom currículo, soft skills, entre outras boas práticas.
O gerente de produto da TOTVS, Cesar Monteiro, falou sobre o Enterprise Resource Planning (ERP) e a tecnologia aplicada, apresentou o Protheus e sua evolução, dando exemplos de sua usabilidade e suas possibilidades de aplicação em diversos segmentos. No Espaço Experiência Sensacionais, foram realizadas demonstrações dos principais sistemas desenvolvidos pela TOTVS aplicados na prática. Por fim, todos participaram de uma oficina de design thinking no Laboratório de Inovação UX (User Experience).
No segundo dia da viagem, o grupo visitou a Feira Internacional de Eletroeletrônica (FIEE). A FIEE é considerada a maior feira da área na América Latina e contou com a presença de mais de 400 expositores de diversos países, nas áreas de fornecimento e distribuição de energia elétrica, automação industrial, máquinas e equipamentos para serviços elétricos, equipamentos de medição elétrica, microcontroladores e computação industrial, componentes eletrônicos, prototipação e industrialização de placas de circuito impresso, equipamentos de alta tensão, entre outras.
— A visita técnica é um recurso didático-pedagógico complementar ao ensino e aprendizagem, dando ao estudante a oportunidade de visualizar os conceitos e conhecimentos abordados em sala de aula. O objetivo é agregar aos resultados educacionais dos cursos, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem — ressalta o coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da Unoesc Joaçaba, professor Doutor Renato Gregolon Scortegagna.