Página inicial O que acontece Curso de Zootecnia realiza segunda edição do Leite Solidário
Notícia Evento Xanxerê

Curso de Zootecnia realiza segunda edição do Leite Solidário

O curso de Zootecnia da Unoesc Xanxerê promoveu, no dia 18 de abril, o “2º Leite Solidário”, um evento dedicado à solidariedade e que contou com a participação de aproximadamente 140 pessoas. Com uma plateia atenta, o evento abordou temas importantes ligados à atividade leiteira.

A atividade contou com duas palestras. Na primeira, o engenheiro agrônomo Leandro Simioni, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), apresentou estratégias para maximizar a produção de leite em sistemas a pasto com suplementação, enfatizando a importância de tratar o pasto como uma cultura de alto retorno econômico, exigindo adubação e manejo adequados.

A segunda palestra foi ministrada pela zootecnista Gabriela Rodrigues Marin que é produtora rural e compartilhou sua experiência na instalação, no manejo, nas dificuldades e adaptações necessárias para a implantação do sistema de ordenha robotizada na propriedade da família Pasquali, em Vargeão (SC).

Após as apresentações, uma roda de perguntas com os palestrantes proporcionou ao público a oportunidade de interagir e esclarecer dúvidas.

O evento também foi marcado por um ato generoso de solidariedade promovido pelo curso de Zootecnia. Os organizadores do evento, professores Alan Miranda Prestes, Daniel Augusto Barreta, Fernanda Rign e Gabriel Rossato e estudantes da quinta e nona fase, arrecadaram alimentos doados pelos participantes. Foram arrecadados cerca de 200 litros de leite, queijos, ovos e um montante de R$ 350,00, valor este que foi convertido em produtos de higiene e limpeza, além de outros itens básicos para casa e alimentação.

Os produtos arrecadados foram doados à casa de acolhida Santa Bernarda, de propriedade do Hospital Regional São Paulo. O local serve de lar para os familiares dos pacientes hospitalizados.

Para o professor Daniel Augusto Barreta, o objetivo foi alcançado e atribui o sucesso do evento à dedicação dos estudantes que participaram da organização.

— Conseguimos alcançar um bom público, formado por estudantes, produtores rurais e técnicos, além de arrecadar muitos donativos. Isso com certeza mostra o engajamento do curso de Zootecnia também para questões sociais. A demonstração de solidariedade é um exemplo inspirador de como pequenos gestos podem ter um impacto significativo na vida das pessoas — comentou o professor.