Aulas com pesquisadores estrangeiros são ministradas aos alunos do Mestrado de Biociências e Saúde
De um lado da tela do computador, os alunos do Mestrado em Biociência e Saúde da Unoesc Joaçaba, do outro, pesquisadores do Canadá, Itália, Argentina, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Assim tem sido as aulas da disciplina “Tópicos Especiais” coordenada pelo professor doutor Antuani Baptistella e que é aberta também para acadêmicos de graduação, alunos de […]
Publicado em 20/10/2020
Por Unoesc
De um lado da tela do computador, os alunos do Mestrado em Biociência e Saúde da Unoesc Joaçaba, do outro, pesquisadores do Canadá, Itália, Argentina, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Assim tem sido as aulas da disciplina “Tópicos Especiais” coordenada pelo professor doutor Antuani Baptistella e que é aberta também para acadêmicos de graduação, alunos de outras pós-graduações e comunidade externa.
A atividade oportuniza conhecer pesquisas de ponta e, ao mesmo tempo, aprimorar a comunicação científica em língua estrangeira. Os temas abordados, apesar de diversos, estão relacionados à Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
Neste ano três aulas da disciplina foram realizadas no mês de setembro com as pesquisadoras Tuany Eichwald do Canadá, Elisabetta Gerace da Itália e Maria Fernanda Cattani, do Brasil. Em outubro participaram os pesquisadores Fernando Guerra da Argentina, Pablo Jorge Marcos Pardo da Espanha e Will Norton do Reino Unido. As próximas aulas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro com os pesquisadores Emilene Reinsdorfer, Ana Belen Sanchez, Frederico Omar Gleber Netto, que são do Canáda, Espanha e Estados Unidos, respectivamente.
— A experiência desta disciplina on-line tem sido muito bem avaliada pelos participantes. São aulas em Inglês e Espanhol que oportunizam exercitar a língua estrangeira. O contato com profissionais de instituições diversas também é um grande atrativo, pois muitas vezes é o início de uma atividade de internacionalização e de pesquisas em conjunto — destacou a coordenadora do curso de coordenadora do curso, professora Fabiana Meneghetti Dallacosta.