Campus

Xanxerê

Xanxerê destaca-se economicamente pela atividade do agronegócio, sendo considerada a capital estadual do milho. O município se sobressai também nas demais culturas de grãos, na produção de aves, suínos, bovinos de corte e leite e outras espécies animais. A indústria metalúrgica e de maquinário são outros importantes vetores econômicos. No cenário empresarial, destaca-se a forte presença das micro e pequenas empresas e a importante participação dos serviços para a geração de empregos.

A cidade abriga em torno de 51 mil habitantes, estimativa populacional de 2022, com forte herança da colonização italiana e alemã. Considerando os aspectos demográfico, social, cultural, econômico e de localização, Xanxerê centraliza a intenção de consumo da população dos demais 13 municípios integrantes da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), totalizando aproximadamente 158 mil habitantes (2022).

A Unoesc Xanxerê está presente na região da Amai desde os anos 80. Por meio do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Inovação, contribui com os processos de desenvolvimento, garantindo para todas as áreas de atividade profissional recursos humanos preparados do ponto de vista técnico, científico, político, social e humano. A Instituição é um centro de referência na região, oferecendo todos os níveis de ensino, da educação infantil aos programas de pós-graduação, oportunizando à juventude permanência em suas origens e a possibilidade de cursar todos os níveis de formação.
Sua estrutura conta com 74 salas de aula, 91 laboratórios, biblioteca universitária, anfiteatro com capacidade para 850 pessoas e um hospital veterinário. O hospital possui uma área de 4,5 mil m², dispondo de recepção, consultórios, salas de emergência e de esterilização, consultório odontológico, enfermaria e laboratórios de diagnóstico por imagem, de patologia clínica, de reprodução, de microbiologia e de parasitologia. Há, ainda, um bloco cirúrgico particular e para aulas práticas de pequenos e outros de grandes animais, salas de plantonistas, salas de aula, salas de professores, de preparo, canis e gatis para internamento e para recuperação pós-cirúrgica.

A Unoesc investe continuamente em estrutura física e laboratorial, pois as atividades com base técnica e prática fazem a grande diferença na formação dos novos profissionais, proporcionando assim uma formação sólida e coerente com as exigências do mercado.

Atualmente, oferece os seguintes cursos de Graduação: Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciências Contábeis; Design; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Farmácia; Fisioterapia; Medicina Veterinária; Pedagogia; Radiologia e Zootecnia. Oferta constantemente cursos de especialização e o Mestrado em Sanidade e Produção Animal, este com ciclo contínuo. Conta com a Universidade da Melhor Idade de Xanxerê (Umix), oferecendo conhecimentos sobre a manutenção da saúde, prática de esportes, bem-estar, autonomia no envelhecimento, inclusão digital, fortalecimento dos vínculos familiares, promoção do lazer, da arte e da cultura. Também tem o compromisso de assegurar a existência de espaços multiplicadores, com ações interativas, educativas e qualificadas, que privilegiem o indivíduo no seu processo de envelhecer com dignidade.

Tudo isso possibilita diferentes projetos nas áreas de pesquisa e de extensão. São ações comunitárias e atividades realizadas no hospital veterinário (um dos mais modernos do Sul do Brasil), no Programa de Mestrado em Sanidade e Produção Animal, nos núcleos de Assistência Jurídica e de Apoio Fiscal, no Serviço de Atendimento Psicológico e no projeto Musculação para Terceira Idade.
A Unoesc mantém, ainda, duas unidades do Colégio e Pré-vestibular Expressivo, uma em Xanxerê, com cerca de 500 alunos, e outra em Xaxim, com aproximadamente 250 alunos, que cursam desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Contatos:

Marketing, Comunicação e Visitas - Eliza
Telefones: (49) 3441-7022 | (49) 99171-6293
E-mail: marketing.xxe@unoesc.edu.br

Secretaria Acadêmica - SERCA
Telefones: (49) 3441-7027 | (49) 3441-7038
E-mail: serca.xxe@unoesc.edu.br

Serviço de Apoio ao Estudante - SAE
Telefone: (49) 3441-7058
E-mail: sae.xxe@unoesc.edu.br

Financeiro
Telefones: (49) 3441-7023 | (49) 3441-7030
E-mail: financeiro.xxe@unoesc.edu.br

74

Salas de Aula

91

Laboratórios

O que acontece

Ver mais

Receba as
novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.