Página inicial O que acontece Vinhos apreendidos são transformados em álcool gel, geleia e outros subprodutos
Graduação Inovação Videira

Vinhos apreendidos são transformados em álcool gel, geleia e outros subprodutos

A Unoesc Videira recebeu, na quarta-feira, 11 de maio, a visita de membros da Receita Federal de Joaçaba que estiveram conferindo o resultado final de um projeto desenvolvido em parceria entre as instituições, que prevê a desmaterialização de produtos apreendidos e que entram ilegalmente no país. Para Videira, a Receita Federal repassou 100 garrafas de […]


A Unoesc Videira recebeu, na quarta-feira, 11 de maio, a visita de membros da Receita Federal de Joaçaba que estiveram conferindo o resultado final de um projeto desenvolvido em parceria entre as instituições, que prevê a desmaterialização de produtos apreendidos e que entram ilegalmente no país. Para Videira, a Receita Federal repassou 100 garrafas de vinhos, as quais após o processo de destilação, foram produzidos álcool gel, álcool 70 e outros subprodutos, como doces e geleia de uva.

Para o professor Dr. Cesar Milton Baratto, coordenador do projeto em nível de universidade, essa parceria poderá ser ampliada, visto que além da destinação adequada a produtos que seriam descartados ou inutilizado de outras formas, tem forte apelo social pois os subprodutos originados nesse processo são doados para instituições como hospitais e escolas. 

— Pesquisas e testes pilotos apresentaram produtos muito interessantes que foram extraídos do vinho. Uma ideia bastante promissora, porque além da doação desses subprodutos para entidades sem fins lucrativos, também oportuniza a prática para acadêmicos dos cursos de Engenharia Química e afins — revelou o professor Cesar.

Já o delegado adjunto da Receita Federal, Tiago Rodrigues Soares, garante da mesma forma, que esse tipo de projeto oferece importante contribuição para dar destinação correta e adequada a esse tipo de produto. Ele afirmou que o volume de produtos apreendidos pela Receita Federal, semanalmente, é bastante grande, mostrando interesse em dar continuidade à parceria com a Unoesc.

Além dos vinhos, o projeto prevê também, para outros campi da Unoesc, a desmaterialização de produtos, pneus, destilados, cigarros, rolhas, garrafas, entre outros. Para isso, conta com recursos na ordem de R$ 80 mil para investimento em compra de equipamentos e custeio, aprovado junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina  (Fapesc).

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.