Página inicial O que acontece Unoesc Xanxerê sedia Seminário Regional de Formação Continuada de Profissionais de Educação Física
Graduação Evento Xanxerê

Unoesc Xanxerê sedia Seminário Regional de Formação Continuada de Profissionais de Educação Física

A Unoesc Xanxerê sediou, nos dias sete e oito de abril, o Seminário Regional de Formação Continuada de Profissionais de Educação Física. O evento, parceria entre o curso de Educação Física e o CREF3/SC, contou com a participação de mais de 200 pessoas. Durante o Seminário, ocorreram dois cursos. No primeiro, o professor Marcos Antonio […]


A Unoesc Xanxerê sediou, nos dias sete e oito de abril, o Seminário Regional de Formação Continuada de Profissionais de Educação Física. O evento, parceria entre o curso de Educação Física e o CREF3/SC, contou com a participação de mais de 200 pessoas.

Durante o Seminário, ocorreram dois cursos. No primeiro, o professor Marcos Antonio Fari Jr. abordou a temática “Repensando o esporte na escola: do tradicional ao alternativo”. E no segundo, o professor doutor Clodoaldo Antônio de Sá desenvolveu a temática “Fisiologia do exercício aplicada ao treinamento de força”.

O objetivo dos cursos ofertados foi capacitar e estimular o conhecimento e a integração dos profissionais da Educação Física da região, bem como oportunizar que muitos acadêmicos da Unoesc (licenciatura e bacharelado) participassem dos debates.

Além dos cursos ministrados, foi oferecido o CREF Itinerante, objetivando facilitar o acesso do profissional a todos os serviços realizados na sede do CREF3/SC, como a confecção e renovação da Cédula de Identificação Profissional, registro de Pessoa Física e Jurídica, negociação de pendências e esclarecimentos sobre a regulamentação da atividade profissional.

Para a coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Xanxerê, professora Deonilde Balduíno, foram dois dias de extrema importância para os profissionais da área da Educação Física.

— O Seminário possibilita a reciclagem permanente, pois a formação qualificada é o que mais corrobora para o respeito desta categoria de profissionais que, por muitas vezes, não são valorizados como deveriam.

Segundo ela, está em tramitação, na Câmara dos Deputados, um anteprojeto de Lei (Relatório 5/2017) que reforma a Lei Pelé e o Estatuto do Torcedor.

— Pretende-se, deste modo, permitir que ex-jogadores, sem o devido conhecimento científico, biológico, pedagógico e ético, atuem como treinadores de crianças, jovens, mulheres, pessoas com deficiência, entre outros, colocando em risco a saúde desses indivíduos. Por essas e outras situações, devemos fortalecer nosso Conselho e nos unir pela garantia de exercício da profissão somente por profissionais habilitados — observa.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.