Página inicial O que acontece Unoesc São Miguel promove evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde
Notícia Palestra Saúde

Unoesc São Miguel promove evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde


Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, os cursos da área da Saúde da Unoesc São Miguel do Oeste realizaram um evento no Centro Cultural da Universidade, reunindo estudantes de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. A atividade contou com a palestra “Brasil Saudável: Unir para Cuidar”, ministrada pelo médico sanitarista do Ministério da Saúde, Dr. Dráurio Barreira, diretor do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Com trajetória consolidada na saúde pública, o palestrante apresentou um panorama atual do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando os principais desafios e avanços na área, com ênfase na atuação integrada entre diferentes profissões da saúde. Durante a fala, também foram abordadas temáticas como a coinfecção HIV/tuberculose, doenças negligenciadas, saúde mental e as metas para eliminação da transmissão vertical do HIV até 2030.

— A saúde pública é feita por pessoas e para pessoas e seu êxito depende de quem decide cuidar com responsabilidade e humanidade — afirmou Dr. Dráurio, ao destacar o papel transformador dos jovens profissionais.

A palestra propiciou reflexões importantes sobre a promoção do cuidado com base na equidade, na ética e na humanização. Também foi ressaltada a importância das ações intersetoriais, da vigilância epidemiológica e da valorização do SUS como política pública fundamental para o país.

Para a professora Michele Gassen Kellermann, coordenadora do curso de Odontologia, a atividade contribuiu significativamente para a formação dos estudantes.

— Eventos como esse ampliam a compreensão dos estudantes sobre saúde pública e destacam a relevância da prevenção e do acesso ao cuidado. A palestra abordou temas essenciais e reforçou a importância da educação em saúde desde cedo. Vivências como essa inspiram e motivam os estudantes a se tornarem agentes de promoção da saúde — avaliou Michele.

A estudante Eduarda Lago Belon, da 7ª fase do curso de Enfermagem, destacou a importância do evento para a sua formação.

— O evento colabora com a formação teórica e prática, difundindo conhecimento sobre agravos relevantes à saúde pública. Essa vivência proporciona contato direto com atualizações epidemiológicas, estratégias de controle e prevenção, além de reforçar o compromisso com o cuidado em saúde coletiva — compartilhou Eduarda.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.