Unoesc São Miguel promove evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde
Publicado em 10/04/2025
Por Imprensa São Miguel d'Oeste

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, os cursos da área da Saúde da Unoesc São Miguel do Oeste realizaram um evento no Centro Cultural da Universidade, reunindo estudantes de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. A atividade contou com a palestra “Brasil Saudável: Unir para Cuidar”, ministrada pelo médico sanitarista do Ministério da Saúde, Dr. Dráurio Barreira, diretor do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Com trajetória consolidada na saúde pública, o palestrante apresentou um panorama atual do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando os principais desafios e avanços na área, com ênfase na atuação integrada entre diferentes profissões da saúde. Durante a fala, também foram abordadas temáticas como a coinfecção HIV/tuberculose, doenças negligenciadas, saúde mental e as metas para eliminação da transmissão vertical do HIV até 2030.
— A saúde pública é feita por pessoas e para pessoas e seu êxito depende de quem decide cuidar com responsabilidade e humanidade — afirmou Dr. Dráurio, ao destacar o papel transformador dos jovens profissionais.
A palestra propiciou reflexões importantes sobre a promoção do cuidado com base na equidade, na ética e na humanização. Também foi ressaltada a importância das ações intersetoriais, da vigilância epidemiológica e da valorização do SUS como política pública fundamental para o país.
Para a professora Michele Gassen Kellermann, coordenadora do curso de Odontologia, a atividade contribuiu significativamente para a formação dos estudantes.
— Eventos como esse ampliam a compreensão dos estudantes sobre saúde pública e destacam a relevância da prevenção e do acesso ao cuidado. A palestra abordou temas essenciais e reforçou a importância da educação em saúde desde cedo. Vivências como essa inspiram e motivam os estudantes a se tornarem agentes de promoção da saúde — avaliou Michele.
A estudante Eduarda Lago Belon, da 7ª fase do curso de Enfermagem, destacou a importância do evento para a sua formação.
— O evento colabora com a formação teórica e prática, difundindo conhecimento sobre agravos relevantes à saúde pública. Essa vivência proporciona contato direto com atualizações epidemiológicas, estratégias de controle e prevenção, além de reforçar o compromisso com o cuidado em saúde coletiva — compartilhou Eduarda.