Página inicial O que acontece Unoesc realiza primeira reunião da Comissão Especial de Inteligência Artificial
Notícia Inovação Tecnologia

Unoesc realiza primeira reunião da Comissão Especial de Inteligência Artificial


A Unoesc deu um passo significativo em sua jornada de inovação e modernização com a realização da primeira reunião da recém-instituída “Comissão Especial de Inteligência Artificial”. O encontro, na sexta-feira (13), contou com a presença dos membros designados pela Portaria n. 72 / UNOESC – R/2025 e marcou o início formal dos trabalhos de um grupo estratégico focado no avanço e desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (IA) e Automação Robótica de Processos (RPA) na Instituição.

A comissão, instituída pelo reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, tem como missão atuar na análise crítica, na implementação e no acompanhamento do uso de ferramentas e modelos de IA e RPA de forma ética e responsável. Seu escopo abrange os processos de gestão, ensino, pesquisa e extensão da Unoesc e das Unidades de Educação Básica mantidas pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc).

Os membros que compõem a comissão são: o coordenador Mateus Lobor, além de Gabriel Felipe Wolf Chaves, Silvia Vaccari, Kleyton Hoffmann, Franciele Petry, Juliana Pinheiro Machado e Izabel Coelho.

Durante a reunião foram delineados os principais objetivos e a visão estratégica da comissão. Além das competências já estabelecidas na portaria, como a análise de necessidades, a avaliação crítica de ferramentas de mercado e a proposição de soluções, o grupo focará em iniciativas que visam fortalecer a cultura de IA em toda a Universidade. Isso inclui a melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem pautados em IA, bem como a otimização de processos acadêmicos e de gestão.

Um ponto crucial da atuação da comissão será a segurança de dados, garantindo que a implementação de novas tecnologias ocorra de forma robusta e protegida. Para disseminar o conhecimento e capacitar a comunidade acadêmica, estão previstas diversas ações, como palestras, workshops, desenvolvimento de cartilhas e capacitações internas. A comissão também se dedicará a atuar nas demandas mais latentes da Instituição, com foco na otimização de processos por meio de RPA e IA.

— A criação da comissão pela Unoesc demonstra a visão de futuro e o compromisso da Instituição em abraçar as transformações tecnológicas. A IA não é apenas uma ferramenta, mas catalisadora para aprimorar a gestão, revolucionar o ensino e a pesquisa e otimizar cada processo dentro da Universidade. É um privilégio liderar esta comissão e contribuir para que a Unoesc esteja na vanguarda da inovação, preparando nossos estudantes e nossa comunidade para os desafios e as oportunidades do futuro — enaltece o coordenador da Comissão Especial de Inteligência Artificial, Mateus Lobor.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.