Página inicial O que acontece Unoesc realiza Aula Inaugural dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Administração
Notícia Mestrado Doutorado São Miguel do Oeste Chapecó

A Unoesc realizou, com presença virtual da professora Doutora Susana Carla Farias Pereira, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), sua aula inaugural para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Administração. A convidada falou sobre “O Impacto das novas tecnologias em Operações na Gestão da Cadeia de Suprimentos”, tema de grande parte de suas pesquisas no Brasil e no mundo. Acompanharam a fala estudantes do Mestrado com aulas presenciais em Chapecó e São Miguel do Oeste e do Doutorado com aulas presenciais em Chapecó. Antes, porém, o Coordenador, Professor Dr. Juliano Danilo Spuldaro, acompanhado de mais da metade do corpo docente, apresentou em São Miguel do Oeste o Curso, seus diferenciais e os requisitos que são necessários de serem cumpridos para obtenção do título de Mestre em Administração. Em Chapecó, a Professora Dra. Graciele Tonial conduziu as atividades. Também estiveram presentes o Vice-Reitor de Campus de Chapecó, Professor Dr. Carlos Eduardo de Carvalho e o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, Professor Kurt Schneider, que deu as boas-vindas aos estudantes de maneira virtual.

As aulas em São Miguel do Oeste são fruto de uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que auxiliou o Campus a celebrar mais um marco em sua trajetória de formação educacional dos profissionais da região. Dessa maneira, é possível oportunizar acesso às aulas de um curso que já tem 10 anos de história na formação acadêmica e profissional de alto nível.

O Coordenador dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Administração, professor Dr. Juliano Danilo Spuldaro, afirma que o colegiado está profundamente comprometido com a formação em alto nível dos profissionais ingressantes.

— Para nós é um grande desafio e ao mesmo tempo uma grande satisfação ter as salas cheias, especialmente em São Miguel do Oeste. Estamos felizes de recepcionar alunos com excelente perfil e muita vontade de aprender e melhorar a realidade das empresas em que eles trabalham. Isso aumenta nossa responsabilidade de oferecer conhecimento científico e tecnológico, importante para resolução de problemas organizacionais, visando melhoria da competitividade e sustentabilidade dos negócios locais, mas, ao mesmo tempo, nos dá certeza de que enquanto programa de stricto sensu e enquanto Universidade estamos realizando nosso propósito — reforça Spuldaro.

Os estudantes do Mestrado cumprirão no primeiro ano uma agenda de disciplinas voltadas ao contato com o conhecimento de ponta nas diversas áreas da gestão de empresas abrangidas pelas linhas de pesquisa do Curso. Depois, eles passam um período de imersão em um trabalho de dissertação que pode ter ênfase teórica ou podem almejar a construção de uma ferramenta tecnológica para organizações.

— Espera-se, dessa maneira, que ao final de um período de 24 meses, os estudantes do Mestrado concluam sua jornada com a defesa da dissertação — destaca o Coordenador.

Os estudantes do Doutorado, por sua vez, dedicam em torno de um ano e meio às disciplinas e depois aprofundam sua abordagem de pesquisa por meio da elaboração de uma tese, com contribuição original para a ciência da Administração. Assim, devem concluir os trabalhos em até 48 meses.

A próxima seleção de estudantes de Mestrado e Doutorado deve ter início em dezembro de 2024 e ser concluída em fevereiro de 2025. Quem tiver interesse em conhecer os cursos ou se preparar para o seletivo deve entrar em contato o quanto antes com a secretaria e/ou coordenação do Curso para garantir que vai fazer a preparação correta, de acordo com as suas necessidades.