Unoesc promove ação social com doação de computadores para projetos de educação e inclusão digital em Chapecó
Publicado em 11/04/2025
Por Imprensa Unoesc Chapecó

A Unoesc Chapecó realizou, nos dias 9 e 10 de abril, a entrega de 30 computadores formatados a partir de equipamentos apreendidos pela Receita Federal. As doações foram destinadas ao Observatório de Letramento e Alfabetização (OLA) e à Associação Fratérnica de Chapecó (Asfrec), como parte de um projeto desenvolvido pelos estudantes de Engenharia de Computação da Universidade, vinculado ao programa Universidade Gratuita e ao programa institucional projeto ECCOA.
A proposta da ação surgiu a partir de uma conversa entre o coordenador do curso de Engenharia de Computação, professor Adilson Batista, e a coordenadora do OLA, professora Marineiva Moro de Oliveira. O curso havia recebido unidades de TV Box apreendidas por contrabando, e por meio de um workshop e capacitações, os estudantes foram desafiados a transformar os aparelhos em micro pcs funcionais com o sistema operacional Linux. A Unoesc também arrecadou monitores através de doações da Cooperalfa, e teclados e acessórios para complementar as máquinas e viabilizar as entregas, junto do programa Resíduos Eletrônicos Chapecó (REC).
— Essa tarefa foi realizada dentro das atividades de ensino-aprendizagem dos nossos acadêmicos, com a segurança de que os dispositivos não representam prejuízos, caso houvesse falha no processo. Além disso, trata-se de uma tecnologia que causa danos à indústria e riscos à cibersegurança, então a descaracterização e ressignificação do uso contribuem duplamente com a sociedade — explicou o professor Adilson.
Foram entregues 15 unidades ao OLA e 15 à Asfrec. Parte dos computadores da Asfrec será utilizada pelas categorias de base da Associação Chapecoense de Futebol, auxiliando jovens atletas nas atividades escolares e acadêmicas.
— O OLA surgiu em 2022 com o objetivo de apoiar a formação dos estudantes das licenciaturas, especialmente na área de alfabetização. Com essa parceria, vamos estruturar uma sala de informática no laboratório, ampliando as possibilidades de pesquisa e inclusão digital para as crianças atendidas — destacou a professora Marineiva.
Atualmente, o OLA atende 30 crianças encaminhadas pela rede pública municipal e estadual, em situação de vulnerabilidade social e com dificuldades no processo de aprendizagem. Os estudantes recebem apoio em leitura, escrita e raciocínio lógico, com envolvimento de acadêmicos e professores da Unoesc. Pais e responsáveis também participam de oficinas de orientação.
Para o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Carlos Eduardo Carvalho, a ação representa um compromisso genuíno da Universidade com a transformação social.
— O OLA é uma resposta da Unoesc à dificuldade de aprendizagem agravada no pós-pandemia. E a iniciativa de reaproveitamento dos dispositivos apreendidos é um exemplo claro do papel social da Universidade, integrando diferentes áreas do conhecimento e transformando um problema em solução para a comunidade — afirmou.
O projeto conta ainda com o apoio do projeto ECCOA, programa institucional da Unoesc que incentiva a inovação e o empreendedorismo com impacto social. A Receita Federal é parceira na destinação legal das peças, que são descaracterizadas antes da entrega às instituições.