Página inicial O que acontece Unoesc participa de missão técnica promovida pelo Sebrae
Notícia Inovação Tecnologia

Unoesc participa de missão técnica promovida pelo Sebrae


No dia 20 de março, uma importante iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mobilizou uma comitiva composta por representantes das prefeituras de Joaçaba e Luzerna, Unoesc, Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), Conselho de Inovação Municipal, Núcleo Gestor do Grupo de Trabalho de criação do Parque Tecnológico de Joaçaba, empresários de Caçador e colaboradores da Irani Celulose. O objetivo da jornada foi a busca por troca de informações, boas práticas e a formalização de convênios de inovação.

Da Unoesc participaram o reitor, professor Ricardo Antonio De Marco, e a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas, que atua dentro do ecossistema institucional de inovação da Unoesc, o Unoesc I.NOVA.

O destino da comitiva foi estratégico: o parque tecnológico de Pato Branco e a incubadora de negócios de Francisco Beltrão, ambos localizados no estado do Paraná. A escolha desses locais se deu pela reputação consolidada em fomentar o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo na região.

Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto as iniciativas de sucesso em ambas as localidades, trocar experiências e estabelecer contatos para possíveis parcerias futuras. O intercâmbio de conhecimento foi intenso, destacando-se as práticas inovadoras adotadas pelas empresas e instituições visitadas.

— As visitas foram muito valiosas, pois oportunizaram conhecermos modelos distintos de incentivo à inovação que fomentam novas empresas e tecnologias, com retornos expressivos aos municípios e comunidades — afirmou o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.

— A visita foi fundamental para fortalecer parcerias e promover a inovação. Estamos confiantes de que essas conexões impulsionarão o desenvolvimento em nossa região — comentou Aloísio Salomon, gerente do Sebrae da Regional Meio-Oeste.

Ao final da jornada, ficou evidente o potencial de sinergia entre as regiões, que poderão se beneficiar mutuamente por meio de parcerias estratégicas e da adoção de boas práticas de inovação. Com isso, a expectativa é de que novas oportunidades de negócios e crescimento sustentável sejam geradas, impulsionando ainda mais a economia local e regional.

— Compreender o Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná, que por meio de um Conselho converge as ações estruturais e estratégicas da inovação regional, foi essencial para identificar em que questões precisamos avançar regionalmente. Por outro lado, tivemos um interesse substancial por parte das lideranças do Paraná sobre as iniciativas consolidadas que já temos, concluindo que a reciprocidade de conhecimento foi orgânica, em que cada ecossistema pode contribuir com as boas práticas do outro – avalia a coordenadora do NIT, Márcia Marcondes Diniz de Freitas.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.