Unoesc Joaçaba reúne parceiros para discutir pólo de inovação
Na última sexta-feira, professores, pesquisadores, alunos da Unoesc, Campus de Joaçaba, e representantes de entidades regionais participaram de uma reunião na sede da universidade, para discutir o projeto do pólo de inovação, cujas pesquisas para implementação estão iniciando. De acordo com o coordenador do projeto, professor Fábio Lazzarotti, a reunião serviu para informar aos parceiros o […]
Publicado em 22/03/2010
Por
Na última sexta-feira, professores, pesquisadores, alunos da Unoesc, Campus de Joaçaba, e representantes de entidades regionais participaram de uma reunião na sede da universidade, para discutir o projeto do pólo de inovação, cujas pesquisas para implementação estão iniciando. De acordo com o coordenador do projeto, professor Fábio Lazzarotti, a reunião serviu para informar aos parceiros o andamento do trabalho, bem como para buscar o apoio dos mesmos no levantamento de dados que faz parte da primeira meta do cronograma de atividades.
Participaram representantes da Acioc, da Celulose Irani, do Sebrae e do Senai. Todos propuseram novos dados a serem pesquisados nessa primeira etapa de execução. “Discutiu-se também que o projeto transcende as fronteiras territoriais entre os municípios da SDR Joacaba e vai além do conceito usual de incubadoras, parques de incubadoras, parques tecnológicos ou mesmo de empresas de base tecnológica”, complementa Lazzarotti.
Segundo ele, o projeto abrange várias dimensões que serão estudadas a partir de um planejamento integrado, dentre as quais destacam-se negócios inovadores, organização do capital social, gestão participativa, conhecimento técnico dos setores produtivos e das competências instaladas na região, entre outras que podem dar origem a um novo modelo de desenvolvimento para a região. “Essencialmente, o projeto deve culminar com um plano de desenvolvimento regional que oriente a atração e a manutenção de investimentos na região de forma sustentável”, lembra.