Unoesc Joaçaba realizará 1º Simpósio em Biociências, Saúde, Educação e Sociedade
Nos dias 2 e 3 de dezembro, a Unoesc Joaçaba realizará o 1º Simpósio em Biociências, Saúde, Educação e Sociedade. O evento, promovido no auditório Afonso Dresch, pelo Mestrado Acadêmico em Biociências e Saúde, é destinado a profissionais e estudantes de todas as áreas, bem como a professores da rede básica de ensino e comunidade em […]
Publicado em 22/11/2016
Por Unoesc
Nos dias 2 e 3 de dezembro, a Unoesc Joaçaba realizará o 1º Simpósio em Biociências, Saúde, Educação e Sociedade. O evento, promovido no auditório Afonso Dresch, pelo Mestrado Acadêmico em Biociências e Saúde, é destinado a profissionais e estudantes de todas as áreas, bem como a professores da rede básica de ensino e comunidade em geral.
Palestras que abrangem temas relevantes à sociedade e aplicáveis nas políticas públicas de educação serão realizadas durante o evento. A abertura será proferida, no dia 2 de dezembro, por Sophie Deram, doutora em Endocrinologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Ela abordará a temática “Neurociências do comportamento alimentar: a importância do prazer de comer na saúde”.
Recentemente, Sophie concedeu entrevista ao Diário Catarinense, oportunidade em que relatou sua experiência de mais de 20 anos na área. A partir das pesquisas realizadas, surgiu a teoria de que, para emagrecer, é necessário parar de fazer dieta. Ela afirma que é preciso comer todo o tipo de alimento, ser ativo, cozinhar em casa e preferir alimentos naturais aos industrializados. Essas são algumas das informações que ela passará aos presentes durante o 1º Simpósio em Biociências, Saúde, Educação e Sociedade, já que a epidemia da obesidade cresce no mundo.
Dando sequência, no dia 3 de dezembro, integra a programação do evento as palestras “Saúde mental e dependência química: aspectos psicossociais e trabalho interdisciplinar”, proferida pela professora doutora Sirlei Cetolin; “Neurociências e educação: pontes entre a universidade e o ensino básico”, ministrada pela professora doutora Claudia Maria Sallai; e “Educação permanente, práticas profissionais e multirreferencialidade”, pela professora doutora Luiza Dalpiaz. O evento ainda contará com uma mesa-redonda.
Segundo um dos organizadores, professor doutor Diego de Carvalho, o objetivo principal do Simpósio é aproximar o conhecimento gerado na universidade ao público em geral.
— Acreditamos que, hoje, a educação não está mais restrita à sala de aula. Portanto, dar a oportunidade para as pessoas aumentarem seu conhecimento, através de palestras com pesquisadores de ponta, é uma forma de promover o desenvolvimento de uma região — afirmou.
Ainda, para o professor, uma boa forma de proporcionar o desenvolvimento de uma localidade é estimulando a educação.
— Uma excelente forma de se iniciar o estímulo da educação é fomentar a busca pelo conhecimento dos professores e educadores da rede básica de ensino. Portanto, nosso evento terá gratuidade para professores da rede pública de ensino básico — reiterou.
As inscrições do evento estão abertas pelo site da Unoesc. Para participar, alunos de graduação e pós-graduação pagam R$ 25. Já aos profissionais, professores e pesquisadores a taxa de inscrição é de R$ 45. Professores da rede básica de ensino público não pagam.