Unoesc forma Professores e estudantes em programa Ambiental
A Unoesc, em parceria com a Policia Militar Ambiental, Grupo Fischer, Prefeitura Municipal de Monte Carlo, sob a coordenação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, promoveu o curso de Capacitação em Educação Sanitária e Ambiental, destinado a professores da rede pública de ensino e o curso de Monitor Ambiental Mirim, para estudantes da rede […]
Publicado em 02/09/2011
Por
A Unoesc, em parceria com a Policia Militar Ambiental, Grupo Fischer, Prefeitura Municipal de Monte Carlo, sob a coordenação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, promoveu o curso de Capacitação em Educação Sanitária e Ambiental, destinado a professores da rede pública de ensino e o curso de Monitor Ambiental Mirim, para estudantes da rede com idade média de 12 anos.
O encerramento, com a solenidade de entrega dos certificados, foi realizado no último dia 31/08, com a formatura de 28 concluintes em cada modalidade, quando estiveram presentes autoridades municipais e parceiros do programa.
O curso para os professores teve carga horária de 40 horas, enquanto que aos Monitores foram 32 horas. O Planeta Terra e sua estrutura dinâmica, Gestão de resíduos sólidos, Qualidade da água de consumo humano, Esgotamento sanitário, visitas técnicas (ETA, ETE e Aterro Sanitário), Cidadania mirim e Monitoramento sanitário e ambiental mirim, especificamente para os monitores; e oficina aplicada aos professores, foram os temas trabalhados no curso.
A iniciativa, segundo o professor dr. Dirceu Scaratti, coordenador do programa, é considerada inédita na região, Ele explica que o projeto teve como objetivo principal formar multiplicadores com uma visão abrangente, diferenciada e aplicada ao saneamento básico. “A nossa região é deficiente nos índices de atendimento destes serviços fundamentais à saúde pública, principalmente o esgotamento sanitário”, lembra Scaratti.
O professor reitera que os professores utilizarão o conhecimento nas aulas de educação ambiental, enquanto que os monitores atuarão junto aos demais colegas de escola e em suas casas. “Aplicando ações voltadas à preservação do meio ambiente, ao consumo responsável e desenvolvimento sustentável, com certesa estarão contribuindo de forma responsável para a preservação da natureza”, concluiu Dirceu Scaratti.