Unoesc e Polícia Militar lançam projeto em Arroio Trinta
Em ato realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Arroio Trinta no dia 28 de maio, Unoesc e Policia Militar Ambiental realizaram a aula inaugural do curso de Formação de Protetores Ambientais, projeto de iniciativa da Polícia Militar Ambiental de Videira, que na região conta com a parceria da Unoesc campus de Videira. Em 2010, […]
Publicado em 22/06/2010
Por
Em ato realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Arroio Trinta no dia 28 de maio, Unoesc e Policia Militar Ambiental realizaram a aula inaugural do curso de Formação de Protetores Ambientais, projeto de iniciativa da Polícia Militar Ambiental de Videira, que na região conta com a parceria da Unoesc campus de Videira. Em 2010, o curso contará com a participação de 24 alunos das escolas dos municípios de Arroio Trinta, Iomerê e Salto Veloso.
“Esta iniciativa da Polícia Militar Ambiental em parceria com a Unoesc é grandiosa, pois resulta em ações educativas que beneficiarão esta e as futuras gerações, e todos temos o mesmo compromisso”, enalteceu o professor Ernani Tadeu Rizzi, pró-reitor Acadêmico do Campus de Videira. Ele marcou presença na cerimônia de abertura, juntamente com as autoridades da Polícia Militar Ambiental do Estado, do prefeito de Arroio Trinta, Claudio Spricigo e demais municípios envolvidos, além de outras autoridades da região.
O projeto que já formou duas turmas em Videira, objetiva dar condições de aprendizado aos Protetores Ambientais, através de atividades teóricas e práticas voltadas à preservação do meio ambiente e integração social, além de contribuir para a complementação da educação que recebem no seio familiar ou no âmbito escolar, ampliando e aprimorando o desenvolvimento intelectual e social.
Os alunos possuem idade entre 12 e 15 anos e são selecionados junto às escolas de origem com base no histórico escolar. No curso eles têm noções básicas sobre a biodiversidade, flora, fauna, poluição, lixo, agricultura, solo, pesca, recursos hídricos, educação ambiental, drogas, trânsito, DST, entre outras disciplinas teóricas e práticas.
Serão 120 horas-aula com policiais ambientais e profissionais das áreas ambientais. Depois de capacitados, os estudantes atuarão como protetores ambientas e multiplicadores juntos às suas unidades escolares. Eles estarão aptos a desenvolver atividades educativas e práticas relacionadas à preservação do meio ambiente, além de participarem de eventos e atividades relacionadas às datas comemorativas e campanhas educativas.