Unoesc e Fasc fazem parceria que beneficia idosos de Chapecó
Iniciou nesta semana o Curso de extensão em Gerontologia, ministrado por profissionais da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), no qual participam cerca de 40 servidores municipais que atuam na Política de Proteção à Pessoa Idosa, vinculados a Fundação de Ação Social de Chapecó (Fasc). A primeira aula foi ministrada pela gerontologista, Claudia Grasel, […]
Publicado em 31/07/2009
Por
Iniciou nesta semana o Curso de extensão em Gerontologia, ministrado por profissionais da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), no qual participam cerca de 40 servidores municipais que atuam na Política de Proteção à Pessoa Idosa, vinculados a Fundação de Ação Social de Chapecó (Fasc). A primeira aula foi ministrada pela gerontologista, Claudia Grasel, no auditório da Fasc.
O curso terá duração de 24 horas e encerra na última semana do mês de agosto. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam junto ao público da terceira idade, proporcionando uma formação básica no que diz respeito ao envelhecimento social a partir de aspectos teóricos e do desenvolvimento de competências de intervenção comunitária. Entre os assuntos ministrados estão Introdução à Gerontologia; Saúde do Idoso; Políticas públicas para o idoso e Atividades práticas.
A parceria também contempla o desenvolvimento de pesquisa, que será feita por professores e estudantes da Unoesc, e que resultará em um diagnóstico dos serviços oferecidos pelo município na Cidade do Idoso, com a finalidade de avaliar o atendimento ao público da terceira idade. A intenção é apontar o grau de satisfação dos freqüentadores do espaço e indicar, com base nos dados coletados, como deverá ser construído o plano de trabalho da Fasc para os próximos anos.
A Unoesc também utilizará os espaços da Cidade do Idoso como laboratório para o curso de Educação Física e os profissionais da universidade ministrarão cursos, capacitações e prestarão serviços para o público da 3a idade atendido pela Fasc. De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física e responsável pela elaboração do diagnóstico, Sandra Rogéria de Oliveira, a parceria é uma oportunidade de contribuir com a formação e o aprendizados dos estudantes.
De acordo com a presidente da Fasc, Belenite Frozza, a iniciativa é de extrema importância. “É necessário avaliar e medir os resultados dos investimentos já efetuados, bem como traçar um plano estratégico de atenção à terceira idade para os próximos anos, na perspectiva de longevidade e qualidade de vida” reforça.
Marcos A. Bedin
Registro jornalista profissional MTb SC-00085-JP
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa