Página inicial O que acontece Unoesc Chapecó recebe professores do Chile em Programa Internacional de Professores Visitantes
International Especialização Mestrado Palestra Doutorado Graduação Unoesc Pesquisa Chapecó

A Unoesc, em parceria com a Universidade de Talca (UTalca), realizou com sucesso o “Programa Internacional de Professores Visitantes 2024”. Direto do Chile, vieram os professores Doutor Iván Obando Camino e Doutor Jorge Del Picó, que compartilharam pesquisas sobre diversos temas jurídicos e sociais relevantes para a comunidade acadêmica e profissional.

No primeiro dia, as discussões foram voltadas para a proteção jurisdicional dos direitos fundamentais no Chile, o lugar da religião no Estado Laico e o desenvolvimento sustentável, abordando evoluções jurídicas e políticas chilenas. Ainda nesse dia, houve também a análise do positivismo jurídico sob uma perspectiva contemporânea.

O evento seguiu no dia seguinte com uma sessão especial que contemplou as perspectivas da Pós-graduação em Direito no Chile, incluindo uma discussão sobre a pesquisa de teses doutorais. No encerramento, as apresentações concentraram-se na democracia chilena, com foco no processo constituinte atual. Além da relação entre afetividade e direito, especialmente no que tange às dificuldades de incorporar sentimentos morais no regime civil do casamento.

– Estamos extremamente satisfeitos com o sucesso do “Programa Internacional de Professores Visitantes 2024”, um marco significativo que reflete a sólida parceria estabelecida ao longo dos anos entre a Unoesc e a Universidade de Talca. Este evento é um testemunho vivo do nosso compromisso compartilhado com a excelência acadêmica e a internacionalização da pesquisa jurídica. A colaboração entre nossas instituições tem sido fundamental para enriquecer a experiência educacional de nossos alunos e professores, proporcionando uma plataforma única para a troca de ideias, metodologias e práticas inovadoras no campo do Direito – comemorou o professor Doutor Carlos Luiz Strapazzon.

O programa foi organizado com o apoio do Grupo de Pesquisa REDESS, do Grupo de Pesquisa Teorias dos Direitos Fundamentais e da Justiça e sob a coordenação dos professores Doutor Carlos Luiz Strapazzon e Doutor Robison Tramontina; contou também com o suporte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc. O evento não apenas reforçou a colaboração internacional na pesquisa jurídica, como também proporcionou uma rica troca de conhecimentos, promovendo o desenvolvimento acadêmico, científico e profissional dos participantes.

– A internacionalização da educação é um pilar estratégico para ambas as universidades, e eventos como este desempenham um papel crucial para ampliar nossos horizontes acadêmicos, permitindo que nossos estudantes e professores se envolvam com perspectivas globais e se preparem para os desafios jurídicos em um contexto mundial. Além disso, a presença dos professores Doutor Iván Obando Camino e Doutor Jorge del Picó enriqueceu ainda mais nosso ambiente acadêmico, trouxe insights valiosos e fomentou o debate crítico sobre temas fundamentais – ressaltou o professor Doutor Robison Tramontina.