Página inicial O que acontece Unoesc Chapecó promove imersão acadêmica no Peru
Unoesc International Extensão Mestrado Doutorado Cultura Comunidade Chapecó

Unoesc Chapecó promove imersão acadêmica no Peru


A globalização e a crescente interconexão entre mercados e culturas exigem profissionais cada vez mais preparados para enfrentar desafios complexos. Com o objetivo de fortalecer conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais nesse cenário dinâmico, a Unoesc Chapecó, por meio do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), desenvolve o Módulo Internacional em parceria com a Universidade de Lima, no Peru. 

A atividade ocorrerá de 6 a 12 de setembro de 2025 e contará com a participação de 25 integrantes, entre estudantes, egressos, professores e membros da comunidade. A iniciativa internacional visa impulsionar a formação acadêmica e profissional dos participantes, além de promover o enriquecimento intercultural e estreitar os laços acadêmicos entre as instituições. 

De acordo com a coordenadora de Internacionalização da Unoesc Chapecó, professora Sayonara de Fátima Teston, os impactos deste módulo serão amplos, refletindo na trajetória profissional dos envolvidos e no desenvolvimento local e regional. 

— Com essa experiência inovadora, a Unoesc reafirma seu compromisso com a excelência educacional e com a preparação de seus estudantes para um mundo cada vez mais globalizado — pontua. 

A parceria entre as instituições foi concretizada a partir de um projeto de pesquisa conjunto desenvolvido pela Unoesc, coordenado pela professora Graciele Tonial, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Lima. No projeto, constam professores de ambos os programas, com foco em ampliar os temas empreendedorismo e inovação. Segundo Sayonara, há interesse mútuo em expandir essa aproximação acadêmica. 

Conteúdos e competências desenvolvidas

A edição deste ano terá foco acadêmico, com atividades em sala de aula, laboratórios e visitas técnicas em Lima. Os participantes desenvolverão competências interculturais, visão estratégica global e habilidades de adaptação a diferentes cenários. Além disso, a experiência permitirá o aprimoramento da capacidade analítica e a aplicação de conceitos de empreendedorismo e inovação em ambientes internacionais.

Internacionalização como diferencial

O PPGA oferece, anualmente, módulos internacionais, com inscrições abertas à comunidade acadêmica por meio do setor de Extensão. Neste ano, as vagas foram preenchidas em tempo recorde. O Módulo Internacional é uma oportunidade para que os estudantes ampliem a visão global, desenvolvam competências interculturais e fortaleçam habilidades essenciais para o mercado internacional. Segundo Sayonara, a vivência prática em outro país enriquece o aprendizado e proporciona networking. 

— Essa experiência contribui para o desenvolvimento regional ao trazer conhecimento atualizado e melhores práticas globais que podem ser aplicadas localmente. Empresas e instituições se beneficiam da qualificação internacional dos participantes. Os professores vivenciam o acesso a novas metodologias, fortalecem suas redes de pesquisa e ensino e promovem um intercâmbio acadêmico que enriquece sua prática pedagógica — avalia.

Histórico de expansão internacional

O PPGA realiza Módulos Internacionais anuais desde 2014, com exceção do período da pandemia. Em 2024, os participantes estiveram em Portugal e em 2023, na Holanda. A professora Cleunice Fatima Frozza foi uma das participantes do Módulo Internacional em 2024 e detalhou a experiência como marcante. 

— Foi uma oportunidade para conhecer a preservação da cultura e da história e ver como isso é importante para entender o contexto atual em que vivemos. As universidades que visitamos nos mostraram a dimensão da importância de preservar a história, do foco de atuação que cada uma detém e o papel das mesmas em cada região, foi algo valoroso. A receptividade das entidades que nos receberam foi um destaque, pois isso faz parte da cultura deles — realçou. 

Entre as visitas, Cleunice conheceu a biblioteca da Universidade de Évora, a biblioteca Joanina em Coimbra, a Universidade de Porto em Porto e o Instituto Superior de Tecnologias Avançadas (Istec) em Lisboa, bem como os parques de inovação. 

— Foi algo inimaginável, porque nossa cultura prioriza o descarte, enquanto lá a prioridade é a manutenção do patrimônio cultural. Penso que a experiência foi enriquecedora. As visitas técnicas que fizemos contribuem para a ampliação do nosso olhar frente às demandas emergentes que se apresentam. 

A coordenadora Sayonara complementa ainda que o Módulo Internacional agrega aos participantes um diferencial competitivo ao currículo, o que os fortalece enquanto profissionais mais adaptáveis e preparados para desafios globais. 

— A iniciativa reforça a internacionalização do ensino e potencializa o posicionamento da Universidade no cenário acadêmico global ao reforçar sua missão de oferecer uma formação inovadora e de excelência — finaliza. 

Fotos: Arquivo pessoal Cleunice Fatima Frozza – Edição Módulo Internacional 2024

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.