Página inicial O que acontece Unoesc Capinzal realiza atividades com o apoio da comunidade
Notícia Geral Capinzal

Unoesc Capinzal realiza atividades com o apoio da comunidade

A Unoesc Capinzal, por meio do curso de Administração, realizou, no mês de junho, atividades com o apoio e envolvimento da comunidade.

No dia 6, integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Turismo (Incotur) de Capinzal avaliaram projetos de proposição de novos produtos e serviços desenvolvidos por estudantes da sétima fase de Administração.

No componente curricular “Ateliê do Empreendedor Inovador”, ministrado pelo professor Rodrigo André Fernandes, os alunos foram desafiados a criar novos negócios. Após a validação das ideias, eles elaboraram um quadro de Modelo de Negócios, tendo como base o Business Model Canvas, que foi apresentado aos avaliadores.

O presidente e o vice-presidente do Incotur, Emerson Muller e Márcio Pedro de Oliveira, respectivamente, junto com o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Capinzal, Vilmar Rech, a empresária e professora da Unoesc Roberta Pieri e a coordenadora do curso de Administração, Adriana Sernajoto, acompanharam as explanações e contribuíram com comentários e ideias para a continuidade dos estudos

— As percepções desses stakeholders serão aplicadas na elaboração de um Plano de Negócio Simplificado, utilizado para avaliar a viabilidade das propostas — ressalta o professor Rodrigo André Fernandes.

Outra atividade foi realizada nos dias 14 e 15 de junho, com as bancas de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Foram nove estudos acadêmicos, nas modalidades de monografias, planos de negócio e planos de consultoria.

Além dos professores orientadores Charles Edson Savaris, Rodrigo André Fernandes e Tadiane Regina Popp, e das professoras Ana Lúcia Behrend Listone e Roberta Pieri, as bancas tiveram a contribuição de seis egressos: Aline de Souza, Diego Volpato, Emerson Muller, Lígia Maria Tobaldini Berzagui, Mateus Teixeira de Andrade e Sueli de Souza.

— A ideia de buscar essa percepção externa, com egressos que já desenvolvem atividades profissionais como empresários e colaboradores em organizações, surgiu por indicação do colegiado do curso. O objetivo é consorciar as percepções acadêmicas e de mercado. Tivemos ótimas contribuições, que serão utilizadas pelos professores orientadores e estudantes para a otimização dos estudos — destaca a coordenadora do curso de Administração da Unoesc Capinzal, professora Adriana Sernajoto.