Página inicial O que acontece Unoesc assessora a construção do Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Maravilha
Notícia Unoesc Inovação Ensino Maravilha

Unoesc assessora a construção do Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Maravilha


O Currículo é uma seleção cultural de conhecimentos, saberes e práticas de ensino aprendizagem que, produzidos em contextos históricos determinados, precisam ser ensinados pela escola, a fim de garantir aos educandos o direito aos conhecimentos, produzidos socialmente, aos quais não teriam acesso por outras vias. A convite da Prefeitura Municipal de Maravilha, a professora Dra. Dilva Bertoldi Benvenutti e a Editora Unoesc, elaboraram o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino. Agora, Maravilha conta com uma “carta de intenções” que norteará o trabalho dos professores da Rede Municipal de Ensino.

— Este documento agrupa e representa o esforço e a interação dos profissionais da educação, um processo complexo, que exigiu tempo, disposição e muito estudo. Coordenar e prefaciar a organização deste documento foi simplesmente mágico e encantador, uma prova de reconhecimento, carinho e valorização para quem estuda, pesquisa e vive intensamente a educação no lugar onde vive — reforça a professora.

O material reconhece as subjetividades das crianças e adolescentes, respeitando os direitos às aprendizagens essenciais, ao longo da Educação Básica, valorizando conceitos e saberes regionais. Por conduzir este trabalho, deixando esta marca na cidade das crianças, a professora Dilva foi homenageada pelo prefeito Sandro Donati, no dia 25 de julho, durante sessão na Câmara de Vereadores que contou com a presença de vereadores, secretários, diretores, professores, pais, clubes de serviços e comunidade em geral.

— Maravilha comemora esta obra e a Unoesc sente-se honrada de poder contribuir com o desenvolvimento desta região. O Currículo traz um mapa pedagógico desenhado e delineado por muitos olhares, uma escrita que contempla exigências da legislação e da formação humana, um jeito próprio de ser no mundo e na cidade de Maravilha. Uma organização que inclui, nas suas diversas áreas, a formação humana e cientifica, conduzida por quem é protagonista do processo de ensino aprendizagem na Rede Municipal de Ensino: o professor e a professora — sinaliza Dilva.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.