Universitários conhecem programa de qualidade da empresa Sopasta
Os acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da Unoesc Fraiburgo, através do componente curricular Gestão de Pessoas e Qualidade Empresarial, realizaram visita à empresa Sopasta de Tangará, no dia 10 de junho, com objetivo de conhecer o programa de qualidade desenvolvido pela organização, especialmente o “10S”. Normalmente, segundo a professora Carmen […]
Publicado em 17/06/2011
Por
Os acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da Unoesc Fraiburgo, através do componente curricular Gestão de Pessoas e Qualidade Empresarial, realizaram visita à empresa Sopasta de Tangará, no dia 10 de junho, com objetivo de conhecer o programa de qualidade desenvolvido pela organização, especialmente o “10S”.
Normalmente, segundo a professora Carmen Gonçalves Fischer, responsável pela disciplina, o programa é implantado de acordo com a proposta original dos 5S, mas há alguns anos houve uma proposta de implantação de mais três S (Shikari Yaro – Senso de Determinação e União, Shido – Senso de Treinamento, e Setsuyaku – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios). Recentemente, mais dois S (Shisei Rinri – Senso dos Principios Morais e Éticos. e Sekinin Shakai – Senso de Responsabilidade Social, passaram a fazer parte desse programa.
Na oportunidade, os acadêmicos puderam conhecer como está sendo o processo de implantação destes dois últimos sensos, assim como, conhecer os demais programas que a empresa possui referentes à qualidade.
“Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer como a teoria ocorre na prática, principalmente sobre uma implementação que ainda está ocorrendo nas organizações, sendo que muitas ainda estão na fase do estudo e, no entanto, neste caso, constatou-se in loco e em estágio avançado o referido programa”, finaliza a professora Carmem.