Página inicial O que acontece Uniti da Unoesc promove vivências transformadoras na terceira idade
Notícia Extensão São Miguel do Oeste Maravilha Pinhalzinho São José do Cedro

Uniti da Unoesc promove vivências transformadoras na terceira idade


O encerrando do semestre da Universidade da Terceira Idade (Uniti) contou com uma gama de atividades enriquecedoras, que demonstra o compromisso da Unoesc em proporcionar conhecimento, interação social e vivências marcantes para a terceira idade. A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, Eliandra Mirlei Rossi, salienta que a longevidade da população transformou diversos aspectos da sociedade atual. Desta forma, estudar e adquirir novos conhecimentos na terceira idade é um grande aliado para estimular a mente.

— É uma maneira de se integrar à sociedade atual e promover atividades que contribuam para o bem-estar socioemocional. A Uniti tem o objetivo de proporcionar aos estudantes aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades que permitam aprofundar conhecimentos que agreguem valores para melhorar a sua qualidade de vida e envelhecimento saudável, bem como proporcionar um espaço para interação social e cultural. A equipe de professores é altamente qualificada e possui experiência profissional, além de possuirmos um espaço que propicia a realização de uma diversidade de atividades, o que contribui para a qualidade do programa — reforça Eliandra.

Em São Miguel do Oeste, a médica Dra. Rosane Weissheimer conduziu uma palestra sobre “A Busca do Ser: Saúde e Felicidade”, seguida por uma confraternização entre os alunos. O Curso também formou 29 estudantes, em cerimônia marcada por muita emoção.

O Coordenador, professor Eduardo Cipriani Schwengber, ressaltou a diversidade de atividades realizadas ao longo do semestre.

— Nosso semestre foi extremamente produtivo. Tivemos aulas diversificadas, palestras, atividades em sala de aula e em outros ambientes da Unoesc, especialmente por contarmos com uma estrutura muito privilegiada. Também realizamos passeios externos como o primeiro Cine Uniti, com a exibição de um filme especial para os nossos alunos no Cine Peperi, visita ao museu municipal de São Miguel do Oeste e viagem a pontos turísticos, na região de Ponta Grossa e Castrolanda, no Paraná — explica Schwengber.

Em Pinhalzinho, a psicóloga Lenice Reinehr abordou o tema “Dependência Emocional”, seguida pela visita especial do Papai Noel, proporcionando um momento lúdico aos participantes. A Coordenadora da Uniti Pinhalzinho, professora Lidiane Camiloti, reforçou a parceria com as Secretarias de Assistência Social de Cunhataí, Saudades, Pinhalzinho, Modelo, Serra Alta e Nova Erechim para a realização das atividades.

No Campus de Maravilha, a formatura da sétima turma foi um evento marcante, reunindo 34 formandos, familiares e amigos. No município, o Curso é ofertado em parceria com as Administrações Municipais de Caibi, Cunha Porã, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Romelândia e São Miguel da Boa Vista que fornecem o transporte e lanche aos alunos.

A Coordenadora, Izoldi Klein Pinheiro, destaca o crescimento contínuo do interesse pelo Curso.

— Em todos os semestres a procura pela Uniti vem aumentando e os alunos formados manifestam o interesse em permanecer dando continuidade ao seu processo de formação. Temos alguns alunos que iniciaram no ano de 2016, formaram-se em 2017 e continuam matriculados no curso de Aperfeiçoamento (Pós Uniti). As relações de amizade que são construídas e fortalecidas, no Curso, transcendem a sala de aula, e o conhecimento que adquirem os torna mais empoderados e independentes. Durante o curso, realizamos viagens e passeios, a fim de proporcionar experiências imersivas e enriquecedoras. Ao explorar novos destinos, não apenas expandimos horizontes geográficos, mas também promovemos uma compreensão mais profunda de diversas culturas e realidades — enfatiza Izoldi.

O semestre em São José do Cedro foi encerrado com uma aula sobre “Visão Sistêmica da Vida”, ministrada pela terapeuta integrativa Kelly Berté, seguida pela atividade “amigo chocolate” e um lanche compartilhado. Na primeira semana de dezembro, os estudantes também realizaram uma viagem denominada Caminho Holandês, em que conheceram lugares, viveram experiências e provaram uma gastronomia especial.

A UNITI

O Programa Universidade da Terceira Idade (Uniti), da Unoesc, é um Curso de extensão com duração de três semestres, contemplando 204 horas. As aulas têm temas diversos, com foco em saúde, bem-estar e qualidade de vida, além da realização de atividades culturais e de turismo. Para participar é preciso ter idade mínima de 50 anos.

Para os alunos que já completaram a primeira etapa da Uniti, é possível fazer o aperfeiçoamento (Pós-Uniti), com duração de um ano, contemplando 100 horas. Os conteúdos são voltados ao aprofundamento de temas ligados à saúde, bem-estar e qualidade de vida na melhor idade.

INSCRIÇÕES

As inscrições para as turmas de 2024 podem ser realizadas diretamente em cada Campus.

  • Em São Miguel do Oeste as inscrições para a primeira fase e Pós-Uniti podem ser feitas diretamente na Unoesc ou pelo WhatsApp (49) 3631 1003. As aulas iniciam em no dia 6 de março, às 13h30, no Centro Cultural da Unoesc, será realizada a aula inaugural com a palestra. A mensalidade é R$ 144,00.
  • Em Pinhalzinho: as inscrições para o Curso regular e Pós-Uniti podem ser feitas diretamente na Unoesc, pelo telefone (49) 3366 3388, ou nas Secretarias de Assistência Social de Cunhataí, Saudades, Pinhalzinho, Modelo, Serra Alta e Nova Erechim que são parceiras do projeto.
  • Em Maravilha: a Uniti dará continuidade no curso com as três turmas matriculadas e em fevereiro abrirá inscrições para duas turmas de Aperfeiçoamento (Pós-Uniti). As inscrições para novos alunos serão realizadas no mês de março com previsão de início em abril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3664 0973. As prefeituras de Maravilha, Flor do Sertão, Cunha Porã, Caibi, Romelândia, São Miguel da Boa Vista e Iraceminha são parceiras do projeto e disponibilizam transporte gratuito aos participantes.
  • Em São José do Cedro: as inscrições estarão abertas a partir de fevereiro e podem ser feitas diretamente na Unoesc, no período vespertino, ou pelo WhatsApp (49) 3643 6000. As prefeituras de São José do Cedro e Guarujá do Sul são parceiras do projeto e disponibilizam transporte gratuito aos participantes.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.