Página inicial O que acontece Uma experiência de estágio no Chile
Graduação Xanxerê

Uma experiência de estágio no Chile

As mudanças são extremamente motivadoras e, em alguns casos, nos deixam com um pouco de medo. O novo é inspirador, mas quando se muda de cidade, de estado, de país, sem citar a experiência de viver uma rotina completamente diferente da sua, se inserir dentro de uma nova cultura e enfrentar uma vida totalmente independente, […]


As mudanças são extremamente motivadoras e, em alguns casos, nos deixam com um pouco de medo. O novo é inspirador, mas quando se muda de cidade, de estado, de país, sem citar a experiência de viver uma rotina completamente diferente da sua, se inserir dentro de uma nova cultura e enfrentar uma vida totalmente independente, falando outro idioma… Isso sempre assusta!

Muitos sentimentos se misturavam, mas o desejo de aprendizagem em Design Gráfico e de autoconhecimento foram fatores muito importantes nessa decisão. Eu, como acadêmica da Unoesc Campus de Xanxerê, na 7ª fase, me preparando para concluir minha graduação, me questionava muito sobre o que eu gostaria para meu futuro profissional. Então, surgiu uma grande oportunidade…

Deixei emprego e a vida acadêmica daqui e passei cinco incríveis meses em Santiago, no Chile, estudando como aluna intercambista do curso de Design Gráfico na Universidade del Pacífico. Aproveitei a diferença de visão dentro desse ramo e explorei conteúdos que eu não teria tanto acesso aqui, como Ilustração Digital, Oficina de Criação em Comunicação Visual e Design Editorial, além de absorver muito da experiência de professores e colegas não só chilenos, mas também de outros países, como México, Austrália, EUA, Espanha e Colômbia.

As dificuldades enfrentadas no primeiro momento, principalmente a falta de domínio do Espanhol e adaptação ao novo lar, foram dia a dia sendo superadas, e o único obstáculo a aprender a conviver era a saudade da família e dos amigos. Com o tempo, a imersão à nova vida se tornou grande aliada para a construção de meu caráter como futura designer e como pessoa. Vivenciar os costumes, a culinária, as tradições, viajar, construir amizades e projetos ampliou minha maneira de pensar, e descobri ainda mais possibilidades – antes, eu tinha muitas incertezas quanto a minha condição profissional, do que eu gostava, do que eu queria trabalhar, qual o meu rumo dentro do design e qual era minha real capacidade. Hoje, eu descobri ainda mais áreas dentro dessa profissão tão abrangente e desenvolvi senso crítico muito mais apurado. Sinto-me muito mais segura para experimentações e para desenvolver um trabalho com minha identidade.

Acredito que esse intercâmbio só acrescentou em minha vida e tenho muita vontade em retornar para rever amigos e professores, além de reviver um pouco cada cantinho daquela cidade tão especial, que é muito moderna, mas que valoriza muito a tradição. Santiago e Chile sempre serão uma parte fundamental de minha história. E até penso, depois de concluir minha graduação, em fazer estágios e/ou mestrado em outro país de idioma espanhol.

* O depoimento acima é de Carla Chiavini, acadêmica do curso de Design, na Unoesc Campus de Xanxerê. Ela esteve no Chile de março a agosto de 2009, através de intercâmbio encaminhado pela Coordenadoria de Assuntos Interinstitucionais, do Campus de Xanxerê.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.