Temas emblemáticos do Direito Internacional Privado são analisados pelos estudantes
Publicado em 01/11/2023
Por Imprensa Unoesc

Na noite de 27 de outubro, os estudantes da sexta fase do curso de Direito, orientados pelo professor Roni Edson Fabro, foram desafiados a analisar e debater casos emblemáticos do Direito Internacional Privado. A atividade aconteceu no espaço “Unoesc Connect”, localizado no Centro de Inovação, em Joaçaba.
Para a realização da atividade, a turma foi dividida em dez grupos. Após o sorteio dos temas, eles tiveram um tempo predeterminado para analisar e identificar os elementos jurídicos trabalhados e realizar uma apresentação, podendo comentar sobre como o caso foi tratado e como foi amparado pela legislação. Os temas trabalhados foram: “Justiça europeia confirma que empresa pode proibir o uso do véu; “E se a venda de órgãos fosse legalizada?”; “Sophia é o primeiro robô do mundo a receber um título de cidadania”; “Implante de chips em funcionários: tecnologia polêmica está a caminho do Brasil”; “Justiça aprova a expulsão de estrangeiros homossexuais do país”; “EUA: Confeiteiro que recusou bolo para casal gay ganha causa”; “Aluno que engravidou professora vai receber US$ 6 mil de indenização”; “Lançamento de anões”; “Sexo em vitrines (peep-show)”; e “Venda da virgindade”.
A atividade, de acordo com o professor Roni, oportunizou aos estudantes a utilização de seus conhecimentos jurídicos e da criatividade, mas, principalmente, desenvolveu a capacidade de improviso e de oratória. Além disso, como cada tema sorteado e apresentado possuía relação com outro país, foi fundamental que cada grupo analisasse o tema a partir da legislação brasileira, relacionando-o com o ordenamento jurídico nacional.
— O formato adotado para essa aula, que já é tradicional na disciplina, tira os estudantes de sua zona de conforto. Promove a aplicação da teoria e instiga o comprometimento de todos do grupo, uma vez que qualquer um dos membros pode ser o sorteado para a apresentação e a explanação para os colegas. Tivemos muita troca de informação e um excelente debate acerca dos temas — avaliou o professor.