Sociedade engajada em movimento de promoção à saúde
Videira – Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Educação Física e Nutrição desenvolveram atividades nos dias 07 e 09 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Durante os dois dias, e de forma conjunta com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Sest/Senat e Unimed, prestaram orientações acerca da alimentação saudável e os riscos […]
Publicado em 11/04/2011
Por
Videira – Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Educação Física e Nutrição desenvolveram atividades nos dias 07 e 09 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Durante os dois dias, e de forma conjunta com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Sest/Senat e Unimed, prestaram orientações acerca da alimentação saudável e os riscos da automedicação.
As ações foram desenvolvidas no Videira Shopping e Largo da Estação Ferroviária, culminando com a realização de testes de glicemia e aferição da pressão arterial.
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, devido à preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas, bem como, alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
Em paralelo às ações específicas, nesses dois dias a Unoesc, através do Laboratório de Enfermagem continua recebendo medicamentos com datas vencidas, ou sobra de tratamentos. “A automedicação sem a prescrição médica e/ou orientação farmacêutica pode gerar consequências graves podendo levar à morte, por isso lembramos a todos da importância em descartá-los visto que a diferença entre um remédio e um veneno está somente na dosagem”, lembra Daniela Ries Winck, coordenadora do curso de enfermagem.
A campanha de recolhimento desses medicamentos estende-se até o dia 30 de abril, sendo que a coordenação e seus parceiros elencaram como pontos principais para a entrega o SEST/SENAT, PAM, PAME, UNIMED, SENAI e laboratório de enfermagem da Unoesc em Videira.