Simpósio de Ciências Biomédicas trata assuntos multidisciplinares
Seis palestras fazem parte do I Simpósio Catarinense de Ciências Biomédicas, que ocorre nos dias 31 de maio e 02 de junho de 2010, na Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste. O objetivo do simpósio é proporcionar conhecimento complementar aos participantes, valorizando o corpo docente da Unoesc. “Decidimos que fosse com os professores […]
Publicado em 01/06/2010
Por
Seis palestras fazem parte do I Simpósio Catarinense de Ciências Biomédicas, que ocorre nos dias 31 de maio e 02 de junho de 2010, na Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste. O objetivo do simpósio é proporcionar conhecimento complementar aos participantes, valorizando o corpo docente da Unoesc. “Decidimos que fosse com os professores da Unoesc. Por isso, primeiro, conversamos com eles para decidir os assuntos válidos para a discussão”, afirma o vice–presidente do Centro Acadêmico de Biomedicina, Bernardo Mattiello Cazella, que colaborou na organização do evento.
Com conteúdos abrangentes, o evento é considerado multidisciplinar para a área da Saúde. Na primeira noite, o número de participantes foi em torno de 60 pessoas. “É um alerta para que, da próxima vez, mais pessoas venham a participar. Além dos acadêmicos, a comunidade externa”, diz Müller.
Ontem, foi a noite das palestras: ‘Modulação da resposta imune’, com o coordenador do Curso de Biomedicina, professor Guilherme Cerutti Müller; ‘Vitamina D: um teste promissor’, abordada pelo professor Eduardo Chielle, e ‘Reprodução humana’, com a professora Zilá Sommer. Cada palestra durou menos de uma hora o que, segundo Müller, é uma estratégia para aproveitar melhor o tempo e manter a atenção dos alunos. “Dessa forma, conseguimos abordar mais conteúdos, de forma sintética, para que a partir das palestras eles venham a pesquisar e se aprofundar mais sobre os assuntos”, avalia.
Menos tempo, mais conteúdo
O assunto da primeira palestra serviu como um estímulo para a pesquisa acadêmica, que cresce na área Biomédica. “Apresentei o que trabalhei no mestrado. Falei sobre os agressores externos que causam alergias, principalmente a Asma, e como faz para regular esses agressores”, resume professor Guilherme.
Já a segunda palestra abordou a mudança do conceito da vitamina D no decorrer dos anos. “Antigamente, ela estava só relacionada com a saúde óssea, atualmente, diversos estudos têm demonstrado que a hipovitaminose (deficiência da vitamina D no organismo) está associada há várias doenças”, considera o professor Eduardo. Conforme ele, o teste da vitamina D é um dos mais solicitados nos Estados Unidos. A noite foi seguida da palestra sobre ‘Reprodução humana’.