Simpósio de Autismo em São Miguel do Oeste reúne mais de 430 participantes
Publicado em 16/04/2025
Por Imprensa São Miguel d'Oeste

A Unoesc São Miguel do Oeste foi parceira da Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo-Oeste, na realização do 2º Simpósio de Autismo, ocorrido no sábado (12), no Latitude Eventos. O encontro reuniu cerca de 430 participantes e abordou temas como inclusão, direitos, educação, segurança e acessibilidade das pessoas com necessidades especiais.
A programação incluiu a palestra “Dicas Práticas Para Acolhimento de Pessoas Autistas”, ministrada por Kadu Lins, presidente do Instituto do Autismo e um dos principais especialistas no tema no Brasil. Em seguida, o deputado estadual Mauro de Nadal falou sobre a legislação estadual para pessoas com deficiência, e a roda de conversa “Autismo em Foco: Saúde, Educação e Legislação” que reuniu especialistas e autoridades.
A presidente da Associação, Francele Rasch, destacou que o simpósio foi uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre o autismo e fortalecer a luta pela inclusão.
— Trazer esse tema para a sociedade é uma forma de fortalecer o debate e garantir que as pessoas autistas tenham seus direitos respeitados e oportunidades de inclusão — afirmou Francele.
A diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Eliandra Mirlei Rossi, ressaltou o compromisso da Universidade com a formação de profissionais preparados para lidar com a diversidade.
— A Unoesc acredita que a educação é um dos principais caminhos para a inclusão e, por isso, investe em iniciativas que ampliam a conscientização e fortalecem práticas baseadas em evidências. Apoiar eventos como este faz parte da nossa missão de contribuir para uma sociedade mais acessível e preparada para atender às necessidades de todas as pessoas, promovendo impactos reais no ensino, na pesquisa e na extensão — destacou Eliandra.
A Universidade mantém uma parceria com a Associação de Pais e Amigos do Autista de São Miguel do Oeste, por meio da qual são oferecidos atendimentos gratuitos nas clínicas-escola de Psicologia, Odontologia e Fisioterapia. O objetivo é promover a inclusão e garantir o acesso a serviços especializados para pessoas com transtorno do espectro autista e suas famílias.
— Essa cooperação visa promover a inclusão e o acesso a serviços especializados, reforçando o papel social da Universidade. A realização do simpósio integra as ações previstas nessa parceria, consolidando o compromisso conjunto com a qualificação profissional, a disseminação de conhecimento e o fortalecimento de políticas voltadas às pessoas com transtorno do espectro autista — reforça a diretora.
- Simposio de Autismo (6)