Serviço Social promoveu viagem de Estudos a Porto Alegre
De 29 de abril a 1° de maio, a turma do 7° período do Curso de Serviço Social da Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste – realizou uma viagem de estudos para Porto Alegre – RS. A intenção foi a de conhecer diferentes espaços de atuação do assistente social. Segundo a coordenadora do […]
Publicado em 07/05/2010
Por
De 29 de abril a 1° de maio, a turma do 7° período do Curso de Serviço Social da Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste – realizou uma viagem de estudos para Porto Alegre – RS. A intenção foi a de conhecer diferentes espaços de atuação do assistente social. Segundo a coordenadora do Curso, professora Marisete Camini, a viagem já é tradicional e faz parte do Componente Curricular de Política de Saúde, realizada anualmente há pelo menos cinco anos.
Três instituições na área da Saúde foram visitadas em Porto Alegre, sendo elas: Hospital Psiquiátrico São Pedro, Complexo Hospitalar Santa Casa e Asilo Padre Cacique, que atende idosos com restritas condições financeiras. “Esses locais são referências de estruturas na área da Saúde no Sul do País”, destaca a professora da disciplina, Sirlei Cetolin, que acompanhou os alunos na viagem.
Caso clínico
Neste ano, também participaram alguns estudantes do Curso de Psicologia, o que comprova a importância da interdisciplinaridade das profissões. Sirlei conta ainda que em visita ao Hospital Psiquiátrico São Pedro foi possível presenciar o relato de um caso clínico. “Conseguimos vivenciar um atendimento interdisciplinar com foco no paciente. Vários profissionais estavam mobilizados para melhorar a qualidade de vida do dependente”, explica.
Daqui um ano, as acadêmicas de Serviço Social Gabriela Bonfante e Eliziana Nunes estarão concluindo a graduação. Uma viagem dessas, segundo elas, serve de reconhecimento da profissão e é uma oportunidade de o próprio profissional perceber o valor do seu trabalho na área da Saúde. “A viagem foi muito válida. Nós conseguimos perceber o profissional em espaços que não tínhamos muito conhecimento”, afirma Gabriela.
Para Eliziana, as viagens de estudo são imprescindíveis para a formação acadêmica. “Com a viagem, conseguimos perceber a ampliação do mercado profissional, as formas interventivas utilizadas que buscam emancipação, ou seja, a independência do usuário de drogas ou do paciente, reforçando ainda que eles também são sujeitos de direito”, avalia.