Página inicial O que acontece Seminário Multidisciplinar discute inteligência artificial, ética e novas possibilidades de atuação no Direito
Notícia Seminário Joaçaba

Seminário Multidisciplinar discute inteligência artificial, ética e novas possibilidades de atuação no Direito


De 27 a 29 de maio, o curso de Direito da Unoesc Joaçaba promoveu o “7º Seminário Multidisciplinar”. Foram duas manhãs e três noites, com debates que se concentraram especialmente nos impactos da inteligência artificial (IA) no campo jurídico e nas novas ferramentas disponíveis para a atuação na área.

A programação trouxe cinco palestras conduzidas por profissionais de diferentes ramos do Direito, abordando desde o uso de tecnologias no processo de execução até reflexões sobre ética, política pública e alternativas à judicialização de conflitos. Um dos destaques foi o aprofundamento sobre ferramentas tecnológicas utilizadas na fase de cumprimento de sentença, com ênfase na busca patrimonial. A partir da análise de casos práticos, os estudantes puderam compreender como localizar bens de devedores utilizando recursos digitais, indo além da mera condenação judicial.

Outro ponto central foi a palestra ministrada pelo professor Doutor Jacques de Lima, que discutiu a ética na pesquisa jurídica e alertou sobre o uso indiscriminado de recursos como o ChatGPT. A programação ainda contemplou temas ligados aos direitos das pessoas com deficiência mental em conflito com a lei. O defensor público do Estado de Goiás, Doutor Salomão Rodrigues da Silva Neto, apresentou a política antimanicomial.

O seminário também abordou as estratégias utilizadas pela Procuradoria da República com apoio da IA, demonstrando como essas tecnologias já estão sendo aplicadas em investigações e processos, e os cuidados necessários ao utilizá-las.

Para a coordenadora, professora Magda Cristiane Detsch da Silva, o curso visa estudantes para um mercado em transformação, promovendo uma formação que una conhecimento técnico, reflexão ética e senso crítico diante dos novos desafios do Direito.

— Queremos que nossos estudantes saiam da caixinha e percebam que o Direito também passa por análises sociais, filosóficas, políticas e sociológicas. A atuação profissional exige um olhar multidisciplinar — destacou a professora.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.