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Seminário Internacional de Políticas de Avaliação Educacional e Accountability é realizado na Unoesc Joaçaba


O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc Joaçaba promoveu, na segunda (9) e terça-feira (10), o 3º Seminário Internacional de Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (SIPAEA). O evento reuniu pesquisadores nacionais e estrangeiros, de países como Chile, México, Colômbia e Venezuela, além de mestrandos, doutorandos e docentes.

 

A solenidade de abertura foi realizada no Auditório Afonso Dresch e contou com a presença de dirigentes da Universidade, que destacaram a iniciativa como uma importante ação de internacionalização, permitindo o intercâmbio de ideias, teorias e experiências entre os países e fortalecendo o propósito de consolidação de uma rede internacional de pesquisa sobre políticas de avaliação educacional e accountability.

 

— Um dos objetivos estratégicos do Seminário é discutir políticas de avaliação que contribuam para a diminuição da desigualdade educacional e social. É fundamental que, por meio dessas políticas, possamos garantir a qualidade da educação para todos os estudantes — enalteceu o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.

 

Visando consolidar um espaço de debate crítico sobre políticas de avaliação educacional, os arranjos institucionais e as transformações recentes, oferecendo subsídios para o delineamento de desafios em contextos nacionais e internacionais, o Seminário abordou quatro eixos temáticos: Políticas de avaliação, accountability e qualidade educacional; Avaliação educacional, accountability e democracia; Práticas de avaliação, accountability e gestão nas instituições educacionais; e Avaliação, accountability e regulação da educação. A programação integrou palestras, mesas-redondas e painéis.

 

— O Seminário é resultado do esforço conjunto e do trabalho investigativo, acadêmico e técnico de pesquisadores, de instituições nacionais e estrangeiras, em favor da produção e disseminação do conhecimento científico em torno de um tema ainda pouco explorado na América Latina. No entanto, as suas repercussões estão muito presentes no cotidiano das redes de ensino de educação básica, das universidades, do trabalho docente e da gestão educacional — destacou a coordenadora do PPGEd, professora Dra. Marilda Pasqual Schneider.

 

Saiba mais

 

O Seminário compreende uma das ações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Avaliação Educacional e Accountability em Países da América Latina (Geppaya). Criado em 2019, o Grupo desenvolve uma pesquisa em rede internacional, com a participação de pesquisadores do Brasil, Chile, Colômbia e México. A primeira edição do Seminário ocorreu em 2021, na Colômbia, de modo virtual. E a segunda, no Chile, em 2022, de forma híbrida.

 

Texto: Mayelle Hall / Ascom Unoesc Joaçaba

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