Semestre da Universidade da Terceira Idade inicia com palestra sobre preservação da saúde mental
Publicado em 07/03/2024
Por Imprensa São Miguel d'Oeste

A Unoesc São Miguel do Oeste deu início, nesta quarta-feira (6), ao Semestre da Universidade da Terceira Idade (Uniti), com uma palestra marcante sobre a preservação da saúde mental. O evento contou com a participação do Grupo Ítalo-Germânico, que realizou apresentação de três danças típicas, e da fonoaudióloga Delcir Schwambach, que abordou o tema “Preservando a saúde mental: Estratégias x Atitudes”, contextualizando com a questão auditiva e da atitude frente aos desafios da vida, especialmente na terceira idade. Após a palestra, os participantes foram convidados para um coffee break, promovendo interação e compartilhamento de experiências.
A Uniti desempenha um papel fundamental no protagonismo dos idosos em suas histórias, aumentando sua independência e autonomia na longevidade. Além disso, contribui para uma melhor qualidade de vida para os envolvidos, suas famílias e a sociedade em geral. O programa busca, por meio do empoderamento dos idosos, contribuir para a melhoria dos índices de desenvolvimento humano regionais.
A Uniti tem duração de três semestres, totalizando 204 horas, e é ofertado na Unoesc São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Maravilha e Pinhalzinho. As aulas abrangem uma variedade de temas, focando em saúde, bem-estar, qualidade de vida, atividades culturais e turismo. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 50 anos.
Falando sobre a importância do programa Uniti, a Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Eliandra Mirlei Rossi, destaca que muitos dos participantes não tiveram a oportunidade de frequentar uma Universidade e que agora conseguem viver este sonho dentro do programa.
— Ficamos felizes por ter a oportunidade de iniciar mais um ano com os estudantes da Uniti. É uma satisfação poder oportunizar atividades que contribuam para seu bem-estar, oferecendo oportunidades para aprender, socializar-se, compartilhar experiências e permanecer ativo e engajado na comunidade — reforça Eliandra.
O Coordenador da Uniti, professor Eduardo Cipriani Schwengber, ressaltou o início do novo semestre e a oferta de disciplinas com enfoque em saúde, cultura e situações práticas do dia a dia.
— Mantemos as turmas vigentes dos semestres anteriores e agora estamos com uma nova turma, que já inicia com uma nova proposta de matriz curricular, com aulas novas, professores da casa, que são professores de excelência. Utilizamos a estrutura da Universidade de modo geral, que é uma estrutura também de excelência e vamos ofertar disciplinas com um foco bastante voltado à saúde, cultura e situações práticas do dia a dia. Ao longo do semestre nós teremos também viagens de turismo — enfatiza Schwengber.
As inscrições para as turmas de 2024 da Uniti estão abertas e podem ser realizadas pelo WhatsApp (49) 3631 1003.
- A Uniti desempenha um papel fundamental no protagonismo dos idosos
- Palestra contextualizou a questão auditiva e a atitude frente aos desafios da vida, especialmente na terceira idade
- Na abertura, o Grupo Ítalo-Germânico apresentou três danças típicas
- Diretora de Extensão Eliandra Rossi, fonoaudióloga Delcir Schwambach e professor Eduardo Schwengber
- Após a palestra, os participantes foram convidados para um coffee break, promovendo interação e compartilhamento de experiências